Jacó Bittar, um dos fundadores do PT, morre aos 81 anos

Atualizado em 26 de maio de 2022 às 8:49
Morre Jacó Bittar um dos fundadores do PT
Jacó Bitar
Foto: Reprodução

Na noite desta quarta-feira (26), o ex-prefeito de Capinas e um dos fundadores do PT Jacó Bittar morreu aos 81 anos. Ele enfrentava a doença de Parkinson. O velório será a partir das 11h30 na Capela do Cemitério da Saudade, em Campinas. O enterro está previsto para às 16h30, no Cemitério de Sousas.

Em sua trajetória política ele passou pela prefeitura de Campinas em 1988, eleito com 32,4% dos votos. Anteriormente, em 1973, fundou o Sindicato dos Petroleiros de Campinas e Paulínia, e, em 83, liderou a primeira greve na Replan. Já em 1980, foi um dos fundadores do PT ao lado de Olívio Dutra e Luiz Inácio Lula da Silva (PT). Porém, em 1991, quando ainda era prefeito de Campinas, saiu do PT e se filiou ao PSB.

Na redes sociais, o vice-prefeito da cidade, Wanderley de Almeida, o Wandão, homenageou Bittar. “Uma ideia não morre. Um conjunto de ideias não morre. Essa somatória se torna um ideal, passado de geração em geração. Jacó Bittar nos deixa hoje mas seu exemplo, seus ensinamentos e seu legado permanecem vivos. Aprendemos com ele que não se faz nada grandioso sem que se pense com grandeza. Jacó Bittar apostou no tempo e tornou-se imortal. Obrigado por tudo, por todos nós!”, escreveu.

“Ao longo de mais de 50 anos de militância pelo Brasil, Jacó Bittar foi personagem ativo nas lutas e transformações sociais do país, sendo condutor ideológico e construtor da democracia brasileira. Em Campinas, revolucionou a cidade com uma administração moderna, inovadora através de seus projetos sustentáveis, ecológicos, educacionais e de mobilidade urbana”, continuou Wandão, que também é presidente do PSB de Campinas.

O ex-prefeito da cidade, Jonas Donizette, também prestou homenagem ao político. “Era uma pessoa muito querida, especialmente pelas pessoas da periferia da nossa cidade. Fica o nosso sentimento e a saudade”, declarou ex-prefeito.

Jacó era pai do empresário Fernando Bittar, apontado como o proprietário do sítio de Atibaia que foi alvo da Lava Jato. A condenação de Lula no processo foi anulada pelo STF em abril do ano passado. Durante visita à região de Campinas no começo do mês de maio, Lula foi até a casa de Jacó para cumprimentá-lo.

Clique aqui para se inscrever no curso do DCM em parceria com o Instituto Cultiva

Participe de nosso grupo no WhatsApp clicando neste link

Entre em nosso canal no Telegram, clique neste link