“Jair, o Paralelo”: imprensa portuguesa diz que Bolsonaro “cria realidade e universo só seus”

Atualizado em 7 de agosto de 2022 às 5:08
Bolsonaro
Correspondente português no Brasil apelida Bolsonaro de “o Paralelo” no jornal Diário de Noticias.

Se perder as eleições, há pelo menos uma categoria na qual Bolsonaro é imbatível, o deboche internacional. Um novo codinome para o presidente foi cunhado no jornal português Diário de Notícias, “Jair, o Paralelo”.

Em artigo publicado nesta quarta-feira, João Almeida Moreira, correspondente do jornal em São Paulo, disse que os investimentos milionários das empresas americanas nas pesquisas sobre outras dimensões são incomparáveis à lógica do presidente brasileiro.

“Não há gigante do Silicon Valley, no entanto, capaz de rivalizar com Jair Bolsonaro, o metacapitão que criou um mundo invertido, uma realidade alternativa e um universo paralelo só seus. Fosse ele rei (oh, como gostaria) e com direito a codinome e chamá-lo-iam Jair, o Paralelo.”

Para o jornalista, um exemplo é a proposta do voto impresso. “2 de outubro, em que os brasileiros vão votar pelo mais fiável dos métodos, a urna eletrônica, já submetida a testes públicos, nos quais nenhuma tentativa de adulteração obteve êxito, e sujeita a mecanismos de auditoria da Ordem dos Advogados, dos candidatos e dos eleitores, Bolsonaro quer uma ‘votação paralela’.”

O recurso ao exército agrava o quadro. “Mandou as Forças Armadas – cujas credenciais em matéria de votos não são nada de especial, tendo em conta que lideraram uma ditadura por 21 anos – fazer essa exigência ao Tribunal Eleitoral por não confiar, desta vez, no mesmo voto eletrônico que o elegeu presidente há quatro anos e deputado por sete vezes.”

O deboche ganha um tom ainda mais sério, no âmbito da corrupção. “Afinal, Bolsonaro é o mesmo presidente que montou, no final de 2020, o chamado ‘orçamento paralelo’ para distribuir dinheiro para deputados e senadores com verbas em torno de 500 milhões de euros, de forma a precaver-se de impeachment no Congresso. Ou seja, uma espécie de Mensalão, mas a céu aberto e 20 vezes mais dispendioso para os contribuintes brasileiros do que o escândalo do PT.”

“Há também o caso mais recente do ‘Ministério da Educação paralelo’, liderado por dois pastores evangélicos, amigos do ministro, também pastor, que distribuíam verbas apenas aos prefeitos das cidades que aceitassem encher-lhes os bolsos com barras de ouro e outros subornos.”

Ele cita também o gabinete do ódio, operado por Carlos “num escritório anexo ao do presidente”. Menciona ainda a produtora de vídeos de extrema direita “Brasil Paralelo”.

Um paralelismo observado como a essência de Bolsonaro, “um político cuja carreira foi erigida com o apoio das milícias (eufemismo de máfias) do Rio de Janeiro, compostas na sua maioria por ex-militares que extorquem a população carente e matam quem se lhes opõe, como Marielle Franco, exercendo um poder paralelo ao Estado”.

O sarcasmo foi precedido na semana em Portugal pela crítica mordaz do cronista Fernando Alves, na rádio de notícias TSF. Ele considerou como “leviano” de Bolsonaro chamar de “cartinha” o manifesto em prol da democracia, que recolheu mais de cem mil assinaturas em 24 horas.

Ele afirma que a carta provoca uma reação de uma certa maneira pior do que o regime militar. “O poder da época, ditatorial, amante do senso leviano da ordem, esmerou-se na força bruta mas não mostrou a brutalidade fraca dos argumentos fúteis. Não fingiu ser o que não era. Não considerou cartinha o clamor a que o professor Godofredo deu voz no pátio das arcadas do largo de São Francisco.”

Para Alves, a lembrança da poesia revela a relação de Bolsonaro com o lixo.

“Bolsonaro minimiza. ‘É uma cartinha’. E eu lembro-me da Carta-Poema de Manuel Bandeira, dirigida ao ‘Excelentíssimo Prefeito, Senhor Hildebrando de Góis’, pedindo vistoria ao pátio onde vivia e que, no seu entender, tanto o lixo para lá lançado, fazia ‘a vergonha da República/ junto à Avenida Beira-Mar’. Ao considerar que o documento dos cem mil é ‘uma cartinha’, Bolsonaro não toma para si a cadeira do Excelentíssimo Prefeito Hildebrando de Góis. Antes se coloca no lugar daqueles que confundem pátio com via pública, para lá lançando ‘todo o seu lixo’, ‘tripas de peixe/ cascas de fruta e ovo, papéis’.”

Não à toa o Correio da Manhã noticiou: “Vice-presidenta eleita da Colômbia visita Brasil mas ignora Bolsonaro”.

Visita de vice-presidenta da Colômbia é notícia no Correio da Manhã, de Portugal

“A vice-presidente eleita da Colômbia, Francia Márquez, que vai tomar posse em agosto, ignorou completamente o presidente Jair Bolsonaro na visita que fez ao Brasil, esta terça e quarta-feira. Em contrapartida, fez questão de se reunir com o ex-presidente Lula da Silva, líder em todas as sondagens sobre as novas presidenciais brasileiras”, relata Domingos Grilo Serrinha.

“O encontro entre Francia e Lula decorreu em São Paulo, na presença de outros políticos e líderes sociais. Foram discutidas as situações atuais nos dois países mas também questões ambientais e iniciativas sociais que podem ajudar as pessoas mais carenciadas nos dois países”.

“Sobre Jair Bolsonaro, a quem fez questão de não visitar, Francia Márquez afirmou que ele foi eleito democraticamente e a Colômbia respeita essa decisão do povo brasileiro, mas fez duras críticas às ações do mandatário brasileiro em diversas áreas”, observa.

“A vice-presidente eleita da Colômbia avaliou que está fadado ao fracasso desde o início um governo que não respeita negros, indígenas e mulheres e que não consegue compreender que a preservação da Amazônia diz respeito não somente à sobrevivência desse bioma mas da humanidade.”

“Jair Bolsonaro, um radical de extrema-direita, tem uma relação muito difícil com governos de países vizinhos”, afirma o correspondente no Brasil.