
O jornalista Jamil Chade anunciou que foi demitido do portal UOL nesta quarta (26). Em vídeo publicado nas redes, ele agradeceu ao portal de notícias pelos últimos seis anos em que divulgou textos em sua coluna e deixou um recado a seguidores.
“Estou passando aqui para informar que, infelizmente, o UOL decidiu encerrar a minha coluna. Foram 6 anos extraordinários, fiz amigos incríveis naquela redação e sei que vou levar muitos deles para o resto da minha vida”, disse Jamil Chade.
Na sequência, ele afirmou que o portal “mostrou um humanismo ímpar” durante um momento “extremamente difícil de uma doença na família”. Ele encerrou o vídeo pedindo para que seus seguidores o acompanhem em outros veículos: “Democracia não se faz em silêncio”.
Jamil Chade foi demitido do UOL. pic.twitter.com/PDQiczTqin
— Pâm 🌸 (@pamcosta21) November 26, 2025
Autor dos livros “O Mundo Não é Plano”, “Rousseff” e “Luto: Reflexões sobre a reinvenção do futuro”, Jamil foi correspondente na Europa por mais de duas décadas e atualmente vive em Nova York, nos Estados Unidos. Ele ainda atua na Rádio TMC, no ICL Notícias, na Carta Capital, no Vero Notícias, revista Liberta e na TV Brasil.
No X, diversos usuários têm detonado o portal após a demissão. Usuários afirmam que o UOL “descartou seu melhor repórter no exterior” e Dorrit Harazim, jornalista, documentarista e uma das fundadoras das revistas Veja e Piauí, afirmou que o veículo “ficou menor” após dispensá-lo.
Afonso Borges, escritor e jornalista, afirmou ser fã de Jamil, disse que “há anos ele pratica no UOL o jornalismo responsável, democrático, corajoso” e cobrou explicações do portal. Outros apontam que o profissional é um dos mais “sérios e equilibrados” da imprensa nacional.
Alguns perfis apontam que a decisão do portal é “inacreditável” e mostra “os novos caminhos escolhidos pelo UOL”.
Veja a repercussão:
UOL ficou menor, descartou seu melhor repórter no exterior. @JamilChade é jornalismo par excellence e levará a sua marca para onde for. Vou atrás. https://t.co/0rkSLdEY6s
— Dorrit Harazim (@dorritharazim) November 26, 2025
Abrir mão do Jamil Chade diz muito sobre os novos caminhos escolhidos pelo UOL.
— Andrade (@AndradeRNegro2) November 26, 2025
Fico inconformado com a demissão de Jamil Chade na UOL: um dos jornalistas mais sérios e equilibrados,sem nunca encobrir a verdade.Ele é nacional e internacional.Sua visão em geopolítica nos orientava.Precisamos de seus artigos em outro grande veículo,do talante dele.
— Leonardo Boff (@LeonardoBoff) November 26, 2025
Inacreditável, mas revelador. @UOL demitiu o competentíssimo @JamilChade. Assim poderá se dedicar ainda mais ao extraordinário trabalho que realiza junto ao @ICLNoticias. Jamil, a sua grandeza segue com você em espaços maiúsculos de comunicação jornalística. Avante. Nosso abraço. pic.twitter.com/F8N7gi5znz
— FINCØ (@finc0) November 26, 2025
Pelo amor, que o @UOL demitiu o extraordinário @JamilChade. Mas a verdade é que ele estava em um nível de qualidade e compromisso que o site não conseguia mesmo acompanhar. Ficou ainda menor sem ele. Sigamos Jamil por onde houver lucidez e coragem de ouvi-lo. https://t.co/Oppvm8Zs5L
— Marcelo Semer (@marcelo_semer) November 26, 2025
O grupo folha não deixa de ser o que sempre foi, golpista e de extrema direita. Despediu um dos poucos jornalistas que não se vinculavam à essa direita fascista, Jamil Chade. E ele nunca se mostrara um "esquerdista".
— HELCIO SILVA (@HELCIOSILVA1) November 26, 2025
Que triste. Jamil Chade é um dos grandes jornalistas de hoje em dia
— Nelson Antunes ♥️🇧🇷🟥⬛⬅️ (@nelsonantunesjr) November 25, 2025