Jamil Chade é demitido do UOL após 6 anos e leitores se revoltam

Atualizado em 26 de novembro de 2025 às 15:42
O jornalista Jamil Chade. Foto: Reprodução

O jornalista Jamil Chade anunciou que foi demitido do portal UOL nesta quarta (26). Em vídeo publicado nas redes, ele agradeceu ao portal de notícias pelos últimos seis anos em que divulgou textos em sua coluna e deixou um recado a seguidores.

“Estou passando aqui para informar que, infelizmente, o UOL decidiu encerrar a minha coluna. Foram 6 anos extraordinários, fiz amigos incríveis naquela redação e sei que vou levar muitos deles para o resto da minha vida”, disse Jamil Chade.

Na sequência, ele afirmou que o portal “mostrou um humanismo ímpar” durante um momento “extremamente difícil de uma doença na família”. Ele encerrou o vídeo pedindo para que seus seguidores o acompanhem em outros veículos: “Democracia não se faz em silêncio”.

Autor dos livros “O Mundo Não é Plano”, “Rousseff” e “Luto: Reflexões sobre a reinvenção do futuro”, Jamil foi correspondente na Europa por mais de duas décadas e atualmente vive em Nova York, nos Estados Unidos. Ele ainda atua na Rádio TMC, no ICL Notícias, na Carta Capital, no Vero Notícias, revista Liberta e na TV Brasil.

No X, diversos usuários têm detonado o portal após a demissão. Usuários afirmam que o UOL “descartou seu melhor repórter no exterior” e Dorrit Harazim, jornalista, documentarista e uma das fundadoras das revistas Veja e Piauí, afirmou que o veículo “ficou menor” após dispensá-lo.

Afonso Borges, escritor e jornalista, afirmou ser fã de Jamil, disse que “há anos ele pratica no UOL o jornalismo responsável, democrático, corajoso” e cobrou explicações do portal. Outros apontam que o profissional é um dos mais “sérios e equilibrados” da imprensa nacional.

Alguns perfis apontam que a decisão do portal é “inacreditável” e mostra “os novos caminhos escolhidos pelo UOL”.

Veja a repercussão:

Caique Lima
Caique Lima, 27. Jornalista do DCM desde 2019 e amante de futebol.