Janaina Paschoal reclama de fotos nas redes de homem gay e ele é demitido da TV Câmara

Atualizado em 26 de julho de 2025 às 16:53
Jeldêam Álves

Um produtor da TV Cultura que prestava serviços à Câmara Municipal de São Paulo foi demitido após uma queixa da vereadora Janaina Paschoal (PP) sobre conteúdos publicados em seu perfil pessoal nas redes sociais.

O funcionário, Jeldêam Álves, publica vídeos e fotos de cueca ou sunga com poses “sensuais”, sem nudez explícita. Ele é gay e trabalhava há 12 anos na Fundação Padre Anchieta, responsável pela TV Cultura, e ocupava o cargo de editor-chefe da Rede Câmara.

Jeldêam faz propaganda — ou publis — de marcas de roupas íntimas. Por isso as fotos e vídeos. As marcas emitiram notas sem solidariedade a ele.

O desligamento ocorreu em maio, a pedido da Presidência da Câmara. A solicitação veio após Janaina levar o caso ao Conselho Editorial da Rede Câmara, colegiado recém-criado e presidido por ela.

As fotos de Jeldêam Álves

Em reunião na última quinta-feira (24/7), a vereadora falou sobre o episódio de forma indireta, sem citar nomes, mas deixou clara sua posição preconceituosa. “Não dá para ter alguém numa TV pública fazendo striptease nas redes, mesmo que em perfil privado”, afirmou.

Segundo Janaina, não se tratava de crime, mas de conduta “incompatível” com a função em veículo público. “Agora, juntando os pontos, acredito que tenha sido uma questão moral. Não sei se foi homofobia ou outra ideologia. Só sei que fui exposto publicamente”, disse ao Metrópoles. Ele informou que pretende acionar a Justiça por danos à sua imagem e prejuízos profissionais.