Janio de Freitas critica declarações de Bolsonaro nos EUA: “Rebaixamento moral”

Atualizado em 12 de junho de 2022 às 13:21
A imagem de Janio de Freitas
Janio de Freitas. Foto: Reprodução/YouTube

Janio de Freitas detonou Jair Bolsonaro por suas declarações nos Estados Unidos. O jornalista criticou o presidente por sua fala sobre o desaparecimento de Bruno Pereira e Dom Phillips. Segundo o mandatário, os dois “foram para uma aventura” na Amazônia.

“Seria mais um ridículo risível, não houvesse tanto a deplorar desse encontro de mentiras, cinismo e rebaixamento moral e político do Brasil por Bolsonaro”, diz Janio.

Em sua coluna na Folha, o jornalista aponta que as declarações de Bolsonaro “insultam, debocham dos que denunciam, perdem empregos, se arriscam em luta na defesa da Amazônia”.

No texto, ele ainda lembra que o presidente e os militares entregaram a região a “milícias de garimpeiros e madeireiros ilegais”, que saqueiam riquezas em reservas indígenas e terras da União. “Livres e impuníveis para matar, para estuprar e escravizar mulheres indígenas, para sequestrar e eliminar curumins”, prossegue.

No encontro com Joe Biden, Bolsonaro ainda disse que seu governo “preserva muito bem o seu território” e “mais de 85% da Amazônia” está preservada. “A nossa legislação ambiental é bastante rígida e fazemos o possível para cumpri-la para o bem do nosso país”, alegou o mandatário ao líder americano.

Clique aqui para se inscrever no curso do DCM em parceria com o Instituto Cultiva

Participe de nosso grupo no WhatsApp clicando neste link

Entre em nosso canal no Telegram, clique neste link