Janones aceita convite de Lula para conversar: “Humildade e democracia”

Atualizado em 29 de julho de 2022 às 12:14
Lula e Janones

O deputado federal André Janones (Avante), candidato à Presidência da República, aceitou nesta sexta-feira (29) o convite do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) para uma conversa.

Em publicação no Twitter, o parlamentar reclamou que os demais candidatos mais bem colocados nas pesquisas não estão abertos ao diálogo como o petista.

“Bolsonaro me bloqueou, Ciro não aceitou encontrar comigo, Tebet ignorou por completo minha existência, enquanto aquele que lidera as pesquisas pediu publicamente pra conversar comigo. Humildade e democracia andam lado a lado. Convite aceito. Vamos conversar”, afirmou.

Lula logo respondeu, dizendo que vai telefonar para o candidato: “Combinado. Política se faz com diálogo e juntando pessoas pelo bem comum. Vou te ligar”.

Ontem, Janones publicou um texto no qual explicava os motivos que o levaram a querer ser presidente. Ele citou a necessidade de combater a fome e defender a democracia.

“Não quero ser presidente do Brasil, mas sim mudar a vida das pessoas, e a Presidência da República é apenas o meio mais rápido para que isso ocorra”, escreveu ele.

A postagem foi respondida quase que imediatamente por Lula, que disse: “Fico feliz. Essa também é a causa que me motiva na política, estamos juntos nisso. Vamos conversar”.

O apoio de Janones pode ser fundamental para o petista vencer a disputa presidencial ainda no primeiro turno. Para isso, o ex-presidente precisa de 50% dos votos válidos mais um. No momento, ele tem entre 45% (segundo a pesquisa Ipespe) e 52% (segundo o Datafolha) dos votos válidos.

Na última pesquisa Datafolha, divulgada na quinta-feira (29), o deputado federal registra 1% das intenções de voto.