Janones aciona PGR contra Nikolas Ferreira por apologia ao nazismo

Atualizado em 31 de julho de 2023 às 18:15
Nikolas Ferreira (PL-MG) e André Janones (Avante-MG). Foto: reprodução

O deputado federal André Janones (Avante-MG) anunciou nesta segunda-feira (31) que tomará medidas legais contra o deputado Nikolas Ferreira (PL-MG) por apologia ao nazismo. Segundo Janones, manifestações que defendem a ideologia extremista devem ser punidas com a cassação de mandato, inelegibilidade e até mesmo prisão.

A polêmica começou nesse domingo (30), quando Janones denunciou que Nikolas havia feito declarações que “relativizam” os crimes do nazismo. O vídeo em questão mostrava o deputado bolsonarista citando um autor para argumentar que negar o holocausto e permitir a existência de um partido nazista são atitudes que se enquadram na “liberdade de expressão”, assim como “zoar” uma pessoa com síndrome de down.

“Segundo ele [o autor], a liberdade de expressão é plena e uma sociedade que se autorregula, não censurando as coisas, mas sim deixando com que as coisas aconteçam e que as pessoas consigam analisar que aquilo ali é um absurdo. Nos Estados Unidos, por exemplo, tem o partido nazista, pequeninismo, não tem relevância nenhuma. As pessoas vão olhar e falar: ‘ridículo isso, não fazer parte daquilo'”, argumentou o deputado bolsonarista.

Assim, o deputado aliado do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) reagiu e divulgou uma nota afirmando que vai acionar todas as instâncias do Poder Judiciário, incluindo a Procuradoria-Geral da República, para que Nikolas responda pelas suas falas.

“Qualquer apologia ao nazismo, ainda que disfarçada sob a manta do ‘direito de expressão’, deve ser punida com cassação de mandato, inelegibilidade e, a depender da gravidade do caso, com prisão! Intolerância com os intolerantes: nazistas e fascistas não passarão!”, declarou Janones.

Veja o trecho da fala de Nikolas no podcast:

Participe de nosso grupo no WhatsApp, clique neste link
Entre em nosso canal no Telegram, clique neste link