
O deputado federal André Janones (Rede-MG) se encontrou com a ex-presidente argentina Cristina Kirchner em Buenos Aires, nesta segunda-feira (2), para discutir apoio à oposição ao presidente Javier Milei na eleição de 2027.
A visita ocorre após a atuação do parlamentar na campanha de reeleição do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT). Criado por Janones, o canal de WhatsApp “Exército de Lula” reuniu mais de 10,5 milhões de integrantes e passou a inspirar iniciativas de mobilização digital em outros países, entre eles a Argentina.
Em vídeo dirigido aos argentinos, Janones se apresenta como “general do Exército de Lula” e pede união para enfrentar a extrema direita. “É possível vencer, é possível conseguir isso”, afirma, em tradução do espanhol. O deputado diz esperar que a vitória do presidente brasileiro inspire os apoiadores da oposição no país vizinho.
Na gravação, ele também convoca o público a entrar no canal “Ejército del Peronismo”, no WhatsApp. “Vocês vão fazer parte da história da Argentina”, declara. Ao final, defende a mobilização conjunta para derrotar Milei e a extrema direita.
Janones, el responsable de la campaña digital que ayudó a ganar a Lula en Brasil pide que la gente se una al canal de WhatsApp del peronismo para DERROTAR A LA DERECHA en todo el país el año que viene pic.twitter.com/F5QuHaW9Jr
— TUGO News (@TugoNews) November 2, 2026
Antes da conversa com Cristina, Janones se reuniu com o ex-ministro da Economia Sergio Massa, também em Buenos Aires. O encontro tratou de formas de adaptar à Argentina a estratégia de comunicação e mobilização de apoiadores empregada na campanha de Lula.
Da reunião com Massa participaram os publicitários Rafael Marroquim e Chico Kertesz, que trabalharam na campanha do petista. Marroquim se incorporou à equipe no segundo turno, e ambos já foram sócios do ministro da Secretaria de Comunicação Social, Sidônio Palmeira.
Cristina cumpre prisão domiciliar após condenação por corrupção e está inelegível. A ex-presidente, porém, segue como uma figura central da oposição a Milei e participa das articulações para a eleição presidencial prevista para outubro de 2027.
Massa, derrotado por Milei no segundo turno de 2023, pretende voltar à corrida presidencial. Ele disputa espaço dentro do campo peronista com Axel Kicillof, governador da província de Buenos Aires, que também é apontado como possível candidato da oposição.