JBS usou crianças na limpeza de matadouros nos EUA, e terceirizada é condenada a multa milionária

Atualizado em 11 de março de 2023 às 18:41
Uma das fábricas onde a Packers Sanitation Services empregou menores ilegalmente. Foto: Kirsten Luce

A Packers Sanitation Services, empresa terceirizada da JBS nos Estados Unidos, recebeu uma multa de U$ 1,5 milhão após uma investigação conduzida pelo Departamento de Trabalho revelar que crianças trabalhavam em fábricas de processamento de carnes de diversas empresas. Com informações do O Globo.

Responsáveis pela limpeza de frigoríficos e abatedouros, a empresa empregou ilegalmente ao menos 102 crianças. A Packers Sanitation foi multada em U$S 15.138 por criança, penalidade monetária civil máxima permitida pela lei federal.

Segundo o órgão de controle americano, as crianças usavam produtos químicos perigosos para limpar equipamentos de processamento, incluindo serras traseiras, serras de peito e divisores de cabeça. Ao menos três menores foram feridos enquanto trabalhavam para a empresa.

Ao jornal New York Times, a JBS informou que não sabia sobre a contratação de crianças na limpeza da fábrica.

De acordo com reportagens norte-americanas, as empresas que contrataram serviços da Packers e tiveram unidades onde houve trabalho executado por menores de idade são: JBS, Cargill, Tyson Foods, George’s Inc, Buckhead Meat de Minnesota, Gibbon Packing, Greater Omaha Packing, Maple Leaf Farms e Turkey Valley Farms.

Participe de nosso grupo no WhatsApp, clique neste link
Entre em nosso canal no Telegram, clique neste link