João Gordo declara apoio a Lula: “Contra Bolsonaro, voto até no meu cachorro”

Atualizado em 13 de maio de 2022 às 10:43
João Gordo

Em entrevista ao UOL, o músico e apresentador João Gordo, líder da banda Ratos de Porão, anunciou que votará no ex-presidente Lula (PT) na eleição deste ano.

Ele disse que vota nulo há anos, mas que os absurdos cometidos pelo governo do presidente Jair Bolsonaro (PL), principalmente durante a pandemia, o levaram a apoiar o petista.

“Há anos que eu voto nulo. Teve vezes que eu nem ia lá votar. Mas dessa vez vou votar no Lula para o Bolsonaro não ganhar de novo. Eu voto até no meu cachorro para que esse cara não ganhe, porque senão esse país vai cair em uma obscuridade maior do que já está”, afirmou.

Bolsonaro é até “homenageado” no novo álbum do grupo punk paulistano, intitulado “Necropolítica”. Sem citar o nome do presidente, João Gordo canta as seguintes frases na primeira faixa do disco:

“Genocida depravado/ Ditador que come gente/ Um perigo eminente/ Mentiroso imoral/ Ser humano decadente/ Especialista em matar/ Privatizando o presente/ Sem futuro para sonhar”.

Ao falar sobre a canção, ele deixa claro para quem a mensagem é direcionada: “Você ouve uma música dessa e pensa o quê? Que ela foi escrita para o Papa Francisco? Claro que não. Eu estou vendo acontecer na minha frente uma distopia monstruosa e a estou descrevendo. A música é para ele [Bolsonaro] mesmo”.

“Eu estou vivendo nesse mundo na necropolítica por todos os lados. Então, não tem como eu desviar o assunto”, acrescenta o músico.

Ele ressalta que o título do álbum se refere ao modo como o governo brasileiro lidou com a Covid-19, que até agora matou mais de 664 mil pessoas no Brasil.

“Necropolítica é a política que a gente tem, é o que o Bolsonaro faz: os políticos sabem e escolhem quem deve morrer e quem deve viver. Claro que morreu ‘bolsominion’ para c****** nessa, mas pelo menos metade desse número de mortos poderia ter sido salvo se não fosse o negacionismo do governo”, declarou.