Joaquim Barbosa diz que Lula retrocederá se não indicar um negro ao STF

Atualizado em 15 de maio de 2023 às 11:42
O ex-ministro do STF, Joaquim Barbosa – Foto:Nelson Jr.

O ex-ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Joaquim Barbosa afirmou que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) retrocederá se não indicar um ministro ou ministra negra para a Corte. A declaração foi dada em entrevista ao jornal Valor Econômico.

“Lula cometerá um grande erro se não escolher um ministro ou uma ministra negra”, afirmou o ex-ministro. Ele também ressaltou que o petista foi ousado em nomeá-lo. Vale destacar que Barbosa foi o primeiro e único ministro negro da história da Corte.

“O Brasil ainda vivia o mito da democracia racial. Seria um contrassenso e um paradoxo que, 20 anos depois, quando houve avanço nas políticas de igualdade racial iniciadas no primeiro governo Lula, e que também levaram a iniciativas privadas, que este governo não nomeie pelo menos um negro”.

Lula e Joaquim Barbosa – Foto: Reprodução

Ele ainda afirmou que o presidente precisa de “mais sobriedade”. “É preciso sentar e, com moderação, tomar as decisões importantes para o país sem necessidade de todo esse foguetório”, destacou. “Um país que está saindo da truculência dramática como foi o governo Bolsonaro merece um pouco mais de calmaria”.

Há neste momento uma cadeira vazia no Supremo, deixada pelo agora ex-ministro Ricardo Lewandowski, que se aposentou em Abril. Para a vaga de Lewandowski, o favorito é o advogado Cristiano Zanin, que defendeu Lula nos processos relacionados à Operação Lava Jato.

Além disso, ainda neste ano, se aposentará também a atual presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), ministra Rosa Weber. Ela, que deixará o cargo em outubro, foi indicada a Corte pela ex-presidente Dilma Rousseff, em 2011.

Participe de nosso grupo no WhatsApp, clicando neste link
Entre em nosso canal no Telegram, clique neste link