Joias milionárias de Bolsonaro: Ex-ministro Bento Albuquerque depõe sobre o caso nesta terça

Atualizado em 14 de março de 2023 às 7:04
Ex-ministro de Minas e Energia Bento Albuquerque. (Foto: Reprodução)

Nesta terça-feira (14), Bento Albuquerque, ex-ministro de Minas e Energia, deve prestar depoimento à Polícia Federal (PF) sobre o caso das joias milionárias enviadas pelo regime saudita ao ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) e sua mulher, Michelle Bolsonaro.

Joias sauditas apreendidas pela Receita Federal. (Foto: Reprodução)

O ex-ministro e o assessor deverão explicar a entrada dos itens milionárias no país e explicar pontos que ainda não foram esclarecidos. Entre os principais pontos que devem ser esclarecidos estão:

– Por que as joias não foram declaradas?

– Por que o assessor não disse inicialmente que as joias eram para o ex-presidente?

– Quem trouxe o segundo pacote de joias?

– Por que um dos pacotes ficou com o Ministério de Minas e Energia?

– Bento participou das tentativas de recuperar as joias apreendidas?

– Quem presenteou as joias e em quais circunstâncias?

– Por que as joias vieram ao Brasil na mochila de um assessor?

O caso é investigado pela PF. As peças foram entregues em outubro de 2021 por meio do então ministro de Minas e Energia, escalado para representar o ex-capitão num evento no exterior.

Ao retornar ao país, a Receita Federal confiscou um estojo de joias avaliadas em R$ 16,5 milhões. Elas estavam com André Soeiro, um dos acessores de Albuquerque, e não haviam sido declaradas. Durante a abordagem, Soeiro afirmou que as joias seriam para Bento Albuquerque. Entretanto, mudou sua versão e disse que os itens eram para o ex-presidente Bolsonaro, uma vez que este havia sido representado pelo ex-ministro em viagem à Arábia Saudita

Na mesma ocasião, porém, o ex-ministro conseguiu passar com um segundo estojo de joias. Esse material foi entregue a Bolsonaro um ano mais tarde. Ao invés de repassá-lo ao acervo histórico da presidência, o ex-presidente o incorporou aos seus bens pessoais e mantém a posse dos intens até hoje.

É provável que durante seu depoimento, Bento tente reforçar a ideia de que não tinha conhecimento do conteúdo dos estojos dados por autoridades da Arábia Saudita ao Estado Brasileiro. E que no momento da abordagem do fiscal do aeroporto não pressionou ou deu carteirada no agente.

Participe de nosso grupo no WhatsApp, clicando neste link

Entre em nosso canal no Telegram, clique neste link