Joias sauditas: PGR muda o rumo das investigações e complica o casal Bolsonaro

Atualizado em 14 de novembro de 2023 às 6:40
Michelle Bolsonaro, joias sauditas e ex-presidente Jair Bolsonaro. (Foto: Reprodução)

A gestão interina de Elizeta Ramos na Procuradoria-Geral da República (PGR) está produzindo mudanças significativas nas investigações em curso contra o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL).

Sob a liderança do subprocurador Carlos Frederico Santos, responsável pelos inquéritos no Supremo Tribunal Federal (STF), o entendimento anterior, que excluía o STF da competência para investigar o caso das joias e a fraude na carteira de vacinação de Bolsonaro, foi deixado de lado. Com informações da coluna de Malu Gaspar, no Globo.

Mudança de posição sobre foro competente

A nova posição da PGR, que agora considera prematuro falar em declínio de competência, representa uma mudança em relação à gestão anterior de Augusto Aras. A defesa de Bolsonaro e Michelle havia utilizado o entendimento anterior para evitar prestar depoimentos à Polícia Federal (PF) em agosto deste ano. Com a mudança, a Procuradoria afirma que é necessário esgotar as investigações antes de definir o foro competente.

Impacto nas investigações em andamento

Carlos Frederico Santos, coordenador do Grupo Estratégico de Combate aos Atos Antidemocráticos (GCAA), agora supervisiona as investigações, incluindo os atos terroristas ocorridos em Brasília no dia 8 de janeiro, a delação do ex-ajudante de ordens Mauro Cid, o caso das joias sauditas e a fraude na carteira de vacinação. Ele expressou que ainda é prematuro tomar posição sobre o foro competente neste estágio da investigação.

Carlos Frederico Santos, coordenador do Grupo Estratégico de Combate aos Atos Antidemocráticos. (Foto: Reprodução)

Possível influência na sucessão da PGR

O ministro Alexandre de Moraes também busca influenciar na sucessão da PGR. Paulo Gonet, apoiado por Moraes e Gilmar Mendes, é considerado para a posição. A gestão interina de Elizeta Ramos tem procurado se descolar dos problemas administrativos da gestão anterior de Augusto Aras.

Mudanças na PGR sob interinidade de Elizeta Ramos

Elizeta Ramos realizou mudanças na estrutura da PGR, retirando Lindôra da vice-procuradoria-geral e nomeando Ana Borges em seu lugar. Ana Borges é conhecida por sua postura independente e de centro, diferindo da postura de Lindôra, que se alinhou aos interesses da família Bolsonaro em investigações, como a das joias sauditas.

Expectativas e apreensões no entorno de Bolsonaro

O entorno de Bolsonaro aguardava com apreensão as mudanças na PGR, temendo possíveis desdobramentos nas investigações. Há receios de que um novo procurador-geral alinhado ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) possa apresentar denúncias contra o ex-mandatário, pavimentando o caminho para sua prisão.

Participe de nosso grupo no WhatsApp, clicando neste link

Entre em nosso canal no Telegram,clique neste link