Jornal italiano compara Bolsonaro a Jack, o Estripador e critica prefeita que lhe concedeu cidadania

Atualizado em 29 de janeiro de 2023 às 10:20
Jornal italiano ridiculariza honraria a Bolsonaro, comparando-o a Jack, O Estripador

O jornal italiano Padova Oggi, da região onde fica a cidade que concedeu a cidadania honorária a Jair Bolsonaro em 2021, comparou neste sábado o ex-presidente a Jack, o Estripador e disse que a prefeita de Anguillara Veneta foge de questionamentos há seis semanas.

A publicação ocorre em meio à moção proposta por vereadores minoritários para retirar a honraria concedida a Bolsonaro. A moção foi rejeitada numa sessão realizada sábado de manhã. Um cordão policial blindava o local dos manifestantes.

No artigo assinado por Ivan Grozny Compasso, o jornal Padova Oggi explica que pede explicações há mais de um mês à prefeita Alessandra Buoso, do partido de extrema direita A Liga.

“Insultos, empurrões a jornalistas presentes, a prefeita blinda a Câmara e depois foge”. De acordo com o jornal, para evitar os jornalistas, Buoso saiu pelas portas dos fundos da sessão, que manteve a cidadania honorária a Bolsonaro.

“A prefeita escolher não apenas negar-se a responder, mas fugiu por uma saída alternativa. Ninguém responde nada. Perguntar é impossível, visto que a depender da prefeita para baixo, todos se escondem. A prefeita Alessandra Buoso, a quem estamos pedindo uma declaração há seis semanas, não esperamos entrevista, nunca tem tempo. Ela está no trabalho ou sendo mãe. Tudo respeitável, mas então por que é prefeita? Não está mais disponível para a imprensa. A questão não é apenas local, mas internacional”, afirma.

“Parece que ignoram a história do país verde e amarelo, recente e passada”.

“Para evitar que os jornalistas fizessem perguntas, desde o porteiro da prefeitura ao vereador Ivo Bedin e um colega dele cujos dados pessoais desconhecemos, não só fecharam as portas a quem pedia explicações, como também tomaram a liberdade de colocar as mãos em jornalistas que queriam só fazer perguntas. O personagem é tão destemido que se escondeu como prefeita, escapando secretamente como só quem tem algo a esconder faz.”

“Até o secretário provincial da Liga, Nicola Pettenuzzo, disse estar surpreso com o comportamento da prefeita, que em todas essas semanas não só se negou a responder à imprensa nacional e internacional, mas se escondeu.”

Segundo o jornalista, cerca de cem pessoas protestavam do lado de fora na pequena cidade de pouco mais de 4 mil habitantes, localizada no norte do país.

No artigo, o jornal da região ridiculariza os motivos da concessão da cidadania honorária. “Uma cidadania, a de Bolsonaro, concedida porque seus antepassados ​​saíram de Anguillara. Um pouco como dizer que se fosse encontrado um tataravô de Jack, o Estripador originário deste município, a cidadania honorária também poderia ser concedida ao assassino em série.”

“Devemos todos ter respeito e confiança nas investigações e na magistratura da Republica Brasileira, que hoje não pronunciou nenhuma sentença definitiva pelos fatos em Brasília. Por isso, rejeita-se a moção para revogar a cidadania honorária”, justificou a prefeita de Anguillara Veneto, em comunicado reportado pela imprensa local.

O cinismo atinge o ápice. A extrema direita internacional é solidária entre si, mas a pressão aumenta. E o constrangimento também. Ela se contradiz e revela como seu espírito é de natureza golpista, em qualquer lugar.