Jornal português defende imigração de brasileiros, mas diz que bolsonaristas “não são bem-vindos”

De acordo com editorial do Público, bolsonaristas querem construir as "fortalezas dos condomínios fechados"

Atualizado em 12 de agosto de 2022 às 16:04
Manifestantes bolsonaristas durante ato contra o Supremo Tribunal Federal. Imagem: Reprodução.

Em editorial do jornal Público, um dos mais relevantes de Portugal, o jornalista e diretor do veículo, Manuel Carvalho, defende a imigração de brasileiros ao país europeu, mas cita diretamente os bolsonaristas no texto como uma exceção.

“Há risco neste processo? Claro que os bolsonaristas, os criminosos, os que querem reconstruir nas nossas cidades as fortalezas dos condomínios fechados ou fazer quartos interiores indignos para as suas ‘babás’ não são bem-vindos”, escreveu Carvalho.

Na sequência, o jornalista continuou: “Mas esses não são a regra que a extrema-direita agita como um fantasma. A esmagadora maioria quer o que inúmeras gerações de portugueses quiseram quando tiveram de emigrar: uma nova oportunidade para uma vida digna. Esses devem ser recebidos como uma benesse para um país que necessita de novas energias.”

Em uma conversa com a coluna Portugal Giro, do jornal O Globo, Carvalho disse que não existe um estudo que comprove se há mais ou menos bolsonaristas em Portugal atualmente.

No entanto, ele diz que esse grupo é notado cada vez mais no dia-a-dia português, muitas vezes manifestando seu desprezo pelo Estado de Direito e o desrespeito pelas minorias, além de criticarem um suposto socialismo ou comunismo no modelo político europeu.

Participe de nosso grupo no WhatsApp clicando neste link

Entre em nosso canal no Telegram, clique neste link