Jornalista da GloboNews foi demitido porque recusou redução de salário

Atualizado em 25 de janeiro de 2019 às 7:57
Foto: Reprodução/ Instagram

Do Notícias da TV:

A verdadeira causa da saída do apresentador Sérgio Aguiar da GloboNews, canal que ajudou a fundar em 1996, foi salário. Em renovação de contrato, o jornalista não aceitou uma substancial redução de vencimentos imposta pela emissora, de acordo com uma fonte na cúpula da Globo. Aguiar comandou o Em Pauta até a última terça (22). Ele também apresentava o Brasil TV, telejornal transmitido pela Globo para antenas parabólicas, e substituiu Cid Moreira como narrador do Fantástico, em 2009.

Aguiar, de 49 anos, tem contrato com a GloboNews até 31 de março, mas está afastado de suas funções desde quarta-feira (23), quando as negociações para renovar seu acordo foram encerradas. É praxe na Globo, nessas situações, o apresentador sair do ar, sem direito a despedida. Teme-se que o profissional, magoado, fale mal da casa ao vivo.

Em outros casos, como o de Sérgio Aguiar, a Globo impõe uma redução nominal de salários. Foi assim com Christiane Pelajo, quando ela migrou do Jornal da Globo para a GloboNews, em 2015; e com o repórter especial Francisco José, que reduziu a carga de trabalho proporcionalmente à queda nos vencimentos.

Procurada, a Globo não comentou a política de renegociação de contratos com redução de ganhos. Seu departamento de Comunicação disse apenas “que não houve acordo” entre a emissora e Sérgio Aguiar. O jornalista, por sua vez, negou a informação. “Não foi questão salarial. No momento prefiro não entrar em detalhes”, afirmou ele, que segue proibido de dar entrevistas até o fim de seu contrato.

O Notícias da TV, no entanto, confirmou a versão da redução salarial com um alto executivo da Globo e com ex-colegas de Aguiar na GloboNews.