Jornalista do Uol autor de fake news sobre John Kennedy atacou a vacina

Atualizado em 19 de dezembro de 2023 às 15:48
O jornalista Julio Gomes durante programa do Uol em que compartilhou fake news sobre John Kennedy, atacante do Fluminense. Foto: Reprodução

O jornalista Julio Gomes, comentarista de futebol do Uol, já atacou vacinas em seu X (ex-Twitter). Autor da fake news de que o atacante do Fluminense John Kennedy teria comemorado gols fazendo alusão a um “traficante do Rio de Janeiro”, ele chamou o imunizante contra a gripe de “cascata”.

“Vacina da gripe é uma cascataça. 3% de eficiência. 90% de chance de você ficar pior do que quando fica gripado. Useless (inútil)”, afirmou Gomes em resposta a uma publicação de Guga Chacra, da GloboNews. Após ser criticado pela fala, ele ainda disse que não toma a vacina e nem dá o imunizante aos seus filhos.

Julio Gomes ataca a vacina contra a gripe no X (ex-Twitter). Foto: Reprodução

As declarações foram feitas em janeiro de 2020 e voltaram a repercutir nesta terça (19), após a fake news contra o jogador. Ele excluiu os posts logo depois e divulgou uma retratação, alegando que fez apenas “um comentário bobo” e “indevido” sobre o tema.

“Me expressei mal ontem no post do Guga Chacra, hoje o Felipe Neto postou sobre o tema e isso virou uma bola de neve. Não sou anti-vacina, vacinas e a ciência são fundamentais. Fiz um comentário bobo sobre a vacina da gripe, indevido, usando ‘dados’ que obviamente não existem. Fim”, escreveu um dia depois.

Os comentários ocorreram após o surgimento do coronavírus, que só foi classificado como pandemia em março daquele ano. A crise sanitária foi marcada pelo negacionismo do ex-presidente Jair Bolsonaro e uma série de fake news contra as vacinas, que seguem sendo compartilhadas por bolsonaristas.

Os ataques geraram críticas à época e foram recuperadas após sua fake news contra John Kennedy. Durante programa ao vivo do portal Uol, ele disse que o atacante do Fluminense fez uma alusão a um “traficante do Rio de Janeiro” em sua comemoração após gol contra o Al Ahly no Mundial de Clubes.

Posteriormente, ele admitiu que “espalhou um boato” e que “não moveu uma palha” para confirmar a especulação sobre a comemoração do atleta.

Participe de nosso canal no WhatsApp, clique neste link

Entre em nosso canal no Telegram, clique neste link