Jornalista é morta a tiros enquanto cobria ataque de forças israelenses na Cisjordânia

Atualizado em 11 de maio de 2022 às 13:05
Jornalista é morta a tiros enquanto cobria ataque de forças israelenses na Cisjordânia
Shireen Abu Akleh, jornalista palestina da Al Jazeera em 12 de junho de 2021 em Jerusalém
Foto: Reprodução

Nesta quarta feira (11), uma jornalista da emissora Al Jazeera, foi morta a tiros durante ataque das forças israelenses na cidade ocupada de Jenin, na Cisjordânia. A informação foi confirmada pelo Ministério da Saúde da Palestina. Shireen Abu Akleh, muito conhecida na emissora, foi atingida enquanto cobria o ataque na cidade. Jenin tem sido palco de forte violência nas últimas semanas com a intensificação de ações das tropas israelenses.

Segundo o Al Jazeera, a repórter foi assassinada “deliberadamente e a sangue frio” pela força de Israel. Já  segundo o primeiro-ministro Naftali Bennett, em comunicado, “parece provável que palestinos armados que estavam atirando indiscriminadamente no momento, tenham sido responsáveis ​​pela lamentável morte da jornalista”. O presidente palestino, Mahmoud Abbas, afirmou que considera as forças israelenses totalmente responsáveis pela morte.

De acordo com um fotógrafo presente no local, a jornalista Abu Aqleh usava o colete de imprensa quando foi atingida. Ele disse que as forças israelenses atiravam na área e viu o corpo da repórter da Al Jazeera no chão e que não havia palestinos armados no local.

Nas últimas semanas tropas de Israel têm realizados quase todo os dias ataques na Cisjordânia, em meio a investidas muitas delas realizados por palestinos de Jenin e áreas da região.

Clique aqui para se inscrever no curso do DCM em parceria com o Instituto Cultiva

Participe de nosso grupo no WhatsApp clicando neste link

Entre em nosso canal no Telegram, clique neste link