O jornalista do século 19 e a miss de 2022. Por Moisés Mendes

Atualizado em 4 de maio de 2022 às 19:47
jornalistas moises mendes
Artigo do jornalista Moisés Mendes

Leiam o que escreveu hoje no Globo Merval Pereira, 72 anos, jornalista, trabalhador de um ambiente cada vez mais inóspito para os idosos, tentando comparar, com seu ultrarreacionarismo, Lula com Bolsonaro:

“Trata-se de uma disputa entre um líder envelhecido, que não fez um aggiornamento, contra outro, envilecido, ambos recuando no passado numa máquina do tempo enferrujada”.

Aggiornamento e envilecido são palavras de textos do século 19. O parnasiano que ainda escreve aggiornamento não fez aggiornamento.

Abaixo, para ajudar os que não viveram no século 19, as definições das duas palavras usadas pelo sujeito que, para dizer que Lula é um velho, mostra que envelhece cheio de preconceitos.

Aggiornamento. Palavra italiana. atualização, modernização. Curso de atualização, reciclagem

Envilecido. Tornado vil, desprezível; aviltado, desonrado, deslustrado, humilhado, diminuído em preço, em valor; barateado.

E agora leiam o que disse Julia Gama, miss Brasil 2020, em entrevista hoje ao programa Timeline, da Rádio Gaúcha:

“Eu tenho o direito de me posicionar politicamente sobre coisas nas quais acredito. Sou uma mulher de 2022. Então não cabe a nenhuma organização querer me calar. Mas eu não me arrependo de ter lutado pelo que eu acredito porque eu acho esse é o papel da miss: é ser voz, é levar uma mensagem, é abraçar causas”.

Julia assume posições antifascistas. No trecho acima, ela se referia ao fato de que foi barrada em um evento do próprio concurso Miss Brasil em 2021 por ter incomodado os organizadores com suas falas antimachistas e antibolsonaristas.

Julia se junta a uma turma de valentes que rebatem o avanço da extrema direita agora queixosa com a politização das celebridades.

Precisamos de mais vozes de famosos sem medo, que defendam a democracia e combatam o fascismo.

Entre o jornalista reaça do aggiornamento que faz média com fascistas e a miss que enfrenta fascistas, a escolha não é difícil.

Publicado originalmente no blog do Moisés Mendes

Clique aqui para se inscrever no curso do DCM em parceria com o Instituto Cultiva

Participe de nosso grupo no WhatsApp clicando neste link

Entre em nosso canal no Telegram, clique neste link