Jornalistas de direita desistem de Bolsonaro. Por Moisés Mendes

Atualizado em 22 de novembro de 2024 às 16:59
O jornalista J. R. Guzzo. Foto: Reprodução

Por Moisés Mendes

Toda a direita da grande imprensa se entregou. Não há mais o que fazer pelos generais e por Bolsonaro. Mas um continua esperneando: J. R. Guzzo, o colunista preferido dos fascistas.

Merval Pereira, Eliane Cantanhêde, William Waack e similares têm declarado apoio às investigações. JR Guzzo tenta liderar uma reação que parece impossível, ao lado de outros do terceiro time da imprensa bolsonarista.

Leiam o que o sujeito escreveu no Estadão e foi reproduzido por outros jornais, incluindo Zero Hora.

“Moraes e Polícia Federal não demonstraram que conversas e desejos formam um plano coerente e real de golpe”

Pode ser que os caras estivessem combinando só uma pescaria. No caminho, como distração, matariam Lula, Alckmin e Alexandre de Moraes. Depois, iriam fritar os jundiás.

J. R. Guzzo diz que investigações da Polícia Federal não demonstraram “um plano coerente e real de golpe” em sua coluna no Estadão. Foto: Reprodução

Esse JR é o sujeito que aparece na capa do Estadão como principal nome de resistência do bolsonarismo, mas foi escondido das chamadas de Zero Hora há muito tempo.

Fica lá, num canto da versão online, para atender as demandas dos leitores com vínculos com o fascismo e o golpismo.

Na ditadura, não havia, com essa desenvoltura, um nome semelhante. Trabalhei 27 anos em Zero Hora e nunca vi nada igual nem parecido.

Às vezes tenho até saudade dos jornalistas conservadores com os quais convivi. Nenhum escrevia pensando em agradar fascistas, mas leitores da velha direita. Não eram extremistas, eram apenas reacionários.

Conheça as redes sociais do DCM:
⚪️Facebook: https://www.facebook.com/diariodocentrodomundo
?Threads: https://www.threads.net/@dcm_on_line

Moisés Mendes
Moisés Mendes é jornalista em Porto Alegre, autor de “Todos querem ser Mujica” (Editora Diadorim) - https://www.blogdomoisesmendes.com.br/