Jornalistas viajam de jabá a Israel para justificar genocídio em Gaza

Atualizado em 7 de março de 2024 às 10:43
Jornalistas da Globo, Band TV, CBN, Estadão, CNN, TV Cultura e UOL em Israel: viagem de jabá. Foto: reprodução

Uma delegação de jornalistas do Brasil está em Israel, de 1º a 9 deste mês, a convite da CONIB, da Federação Israelita do Estado de São Paulo (Fisesp) e do StandWithUs Brasil para acompanhar os desdobramentos da guerra entre o país e o grupo palestino Hamas.

Participam da viagem de jabá profissionais da Band TV, CBN, CNN, Estadão, O Globo, TV Cultura e UOL e dos programas independentes Manhattan Connection e André Marinho Show!

Em janeiro, o ministro André Mendonça, do STF, e outros seis magistrados de instâncias inferiores também viajaram a Israel com tudo pago, por 5 dias, pela Conib e pela StandWithUs.

Conforme dados usados pelas Nações Unidas, o confronto em Gaza deixou, até o momento, 30.717 mortos, ao longo de mais de 150 dias de guerra.

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) também voltou a classificar o conflito como genocídio. O petista disse, na última quarta-feira (6), que as imagens da crise humanitária e da ação militar de Israel na Faixa de Gaza corroboram sua tese.

“Se alguém tinha dúvida, as últimas imagens do que aconteceu em Gaza mostram para que todos nós seres humanos não percamos o humanismo que ainda tem dentro de nós. Não sejamos algoritmos, sejamos seres humanos de verdade e percebamos que o que está acontecendo lá é um verdadeiro genocídio”, afirmou Lula.

Só a China pode parar a solução final em Gaza. Por Leandro Fortes
Mulher palestina carrega criança na Faixa de Gaza após ataques israelense. Foto: Mahmud Hams/AFP

O mandatário provavelmente fez referência às imagens aéreas de uma multidão de palestinos que cercou um comboio de ajuda humanitária na Faixa de Gaza.

As forças israelenses foram acusadas de abrir fogo contra a multidão desesperada, resultando em mais de 100 mortes. Tel-Aviv admite disparos, mas atribui o número de mortos à confusão.

 

Siga nossa nova conta no X, clique neste link
Participe do nosso grupo no WhatsApp, clicando neste link
Entre em nosso canal no Telegram, clique neste link