José Mauro Coelho, ex-secretário do Ministério de Minas e Energia, foi indicado para assumir a presidência da Petrobras nesta quarta-feira (13). A decisão partiu dos acionistas da estatal em uma Assembleia Geral realizada no dia de hoje para a eleição de novos membros.
Como foi indicado para assumir a presidência da empresa, ele precisa necessariamente fazer parte do Conselho de Administração.
A reunião também discutiu a votação das demonstrações financeiras da companhia, a eleição dos membros do Conselho Fiscal e as decisões sobre a destinação do resultado do período contábil de 2021.
O engenheiro Márcio Andrade Weber também foi aprovado como presidente do Novo Conselho.
Quem é José Mauro Coelho
Coelho é ex-secretário de Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis do Ministério de Minas e Energia (MME), cargo que ocupou de abriu de 2020 a outubro de 2021.
Antes do cargo, ele também foi por quatro anos diretor de petróleo, gás e biocombustíveis da Empresa de Pesquisa Energética (EPE), uma estatal que presta serviços para o Ministério na área de estudos e pesquisas para ajudar no planejamento do setor energético.
O nome de José Mauro Coelho foi indicado depois da demissão de Joaquim Silva e Luna, seguida pela negativa do convite de Rodolfo Landim, presidente do Flamengo, e a desistência do economista Adriano Pires.