
Juca Kfouri fez uma das críticas mais duras a Neymar após a eliminação do Brasil para a Noruega por 2 a 1, neste domingo (5), nas oitavas de final da Copa do Mundo. Durante o programa Posse de Bola, do Canal UOL, o comentarista atacou o comportamento do camisa 10 nos minutos finais da partida e disse que a cena não o surpreendeu.
Ao comentar a confusão de Neymar no fim do jogo, Juca afirmou que o episódio era compatível com o histórico do atacante. “Ele fez alguma coisa do tamanho dele”, disse o jornalista, antes de completar: “Este menino é um cafajeste. É um pequeno cafajeste. Ponto.”
A crítica teve como alvo a postura do jogador depois do gol de pênalti marcado já nos acréscimos, quando o Brasil perdia por 2 a 0 e tinha pouquíssimo tempo para tentar uma reação improvável. Em vez de correr para buscar a bola e reiniciar o jogo, Neymar provocou o goleiro norueguês Ørjan Nyland e se envolveu em mais uma cena de tensão.
🚨URGENTE – Jornalista Juca Kfouri da UOL chama Neymar de “pequeno cafajeste”
“Exatamente por ser o Neymar. Não é possível que a gente ainda tenha dúvidas. Este menino é um pequeno cafajeste!” pic.twitter.com/vNMc84tdu0
— SPACE LIBERDADE (@NewsLiberdade) July 5, 2026
O lance virou símbolo da despedida brasileira da Copa. O time de Carlo Ancelotti teve pouca posse, desperdiçou chances importantes e foi castigado por Haaland, que marcou duas vezes para a Noruega. Mas a imagem que concentrou a irritação de parte da imprensa e da torcida foi a do camisa 10 tentando vencer uma disputa particular enquanto a Seleção era eliminada.
No mesmo debate, Danilo Lavieri classificou a cena como constrangedora e disse que ela fecha um ciclo “bizarro” na trajetória de Neymar pela Seleção. Walter Casagrande Jr. também endossou a crítica de Juca e afirmou que o jogador se tornou uma “referência negativa” para quem o segue.
A fala de Juca expõe o tamanho do desgaste de Neymar no fim de sua passagem pela Seleção. O atacante indicou depois do jogo que pode ter encerrado seu ciclo com a camisa amarela, ao dizer: “Agora acabou. Comecei aqui, fechei aqui.”