Juiz Appio será o primeiro ouvido em auditoria na Vara de Moro e no TRF-4

Atualizado em 30 de maio de 2023 às 12:44
Juiz Eduardo Appio, afastado da 13ª Vara da Justiça Federal de Curitiba. Foto: Reprodução

O juiz Eduardo Appio, afastado na última semana da 13ª Vara de Curitiba, será o primeiro ouvido em inspeção do Conselho Nacional de Justiça (CNJ). O órgão fará uma correição extraordinária nos processos da Lava Jato e no Tribunal Regional Federal da 4ª Região (TRF-4). A informação é da coluna de Mônica Bergamo na Folha de S.Paulo.

O magistrado foi autor de diversos pedidos de correição ao órgão e já foi procurado por integrantes da força-tarefa que fará a inspeção. Antes do afastamento, Appio estava revendo todas as decisões tomadas pelo ex-juiz e atualmente senador Sergio Moro (União-PR).

A ideia do CNJ é passar um pente fino rigoroso no trabalho da 13ª Vara e nos gabinetes dos desembargadores da 8ª Turma da Corte, acessando, inclusive, documentos arquivados nos computadores. O procedimento vai ocorrer entre quarta (31) e sexta (2), e deve ouvir outras pessoas para saber o que ocorre na vara e no TRF-4.

O tribunal teve papel de destaque na Lava Jato por revisar atos e decisões de Moro, como o processo que levou Lula à prisão. O ex-juiz teve uma série de determinações aprovadas irrestritamente por desembargadores.

A corte voltou a ter destaque depois de afastar o juiz após acusação do desembargador Marcelo Malucelli, do TRF-4. Segundo ele, Appio teria supostamente ameaçado seu filho, o advogado João Malucelli. O CNJ foi acionado pelo magistrado afastado, que tenta reverter a determinação e pediu que o órgão realize uma auditoria.

Participe de nosso grupo no WhatsApp, clique neste link

Entre em nosso canal no Telegram, clique neste link