Juiz que comprou carros de luxo para revender é condenado a receber sem trabalhar

Atualizado em 17 de março de 2024 às 11:34
O juiz Guilherme da Rocha Zambrano. (Foto: Reprodução)

Um juiz que comprou carros de luxo em leilões para revenda foi condenado à aposentadoria compulsória pelo Tribunal Regional do Trabalho da 4ª Região (TRT4) em Porto Alegre. Segundo a Lei Orgânica da Magistratura, juízes não podem realizar atos de comércio. A decisão foi tomada em 1º de março e aguarda o trânsito em julgado da ação para ser aplicada.

Guilherme da Rocha Zambrano, o juiz afastado, recorreu da decisão. Ele arrematou um Land Rover Evoque em um leilão da Vara do Trabalho de Sapiranga em março de 2022 por R$ 98 mil. O magistrado também participou de outros leilões na mesma época, adquirindo um Audi A5 para a esposa, cedendo um Toyota Corolla para o irmão e um Nissan Frontier para a tia.

Range Rover Evoque, modelo de um dos casos adquiridos pelo juiz agora aposentado compulsoriamente. (Foto: Reprodução)

A desembargadora Ana Luiza Heineck Kruse, no caso, afirmou que os carros foram adquiridos com a finalidade de revenda.

“Verifica-se que os veículos foram adquiridos pelo Magistrado para venda, sem o que a sociedade não se capitalizaria, tampouco cumpriria seu objeto social, que envolve a venda de veículos”, disse trecho do relatório assinado pela desembargadora.

Zambrano foi afastado cautelarmente de suas funções, mas não sofrerá prejuízos financeiros até que a aposentadoria compulsória seja efetivada.

No entanto, após a confirmação, ele receberá vencimentos proporcionais ao tempo de serviço e contribuição, sendo que um juiz trabalhista em atividade ganha R$ 37.731,80, conforme o TRT4.

O Órgão Especial do tribunal considerou que Zambrano praticou atos de comércio e constituiu sociedade como sócio, o que é proibido. Ele foi punido também com pena de censura por participação em leilões promovidos pela Justiça do Trabalho e uso de certificado digital em atividades privadas.

Siga nossa nova conta no X, clique neste link

Participe de nosso grupo no WhatsApp, clicando neste link

Entre em nosso canal no Telegram, clique neste link