
O primeiro dia do julgamento do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) e de outros sete réus no Supremo Tribunal Federal (STF), nesta terça-feira (2), gerou 1,94 milhão de menções nas redes sociais até as 19h, segundo levantamento da consultoria Bites. Com informações do jornal O Globo.
Apesar do volume expressivo, a repercussão digital foi menor do que a registrada em 4 de agosto, quando Bolsonaro teve decretada a prisão domiciliar, e em 30 de julho, com a aplicação da Lei Magnitsky contra o ministro Alexandre de Moraes pelos Estados Unidos.
O estudo mostra que, embora o julgamento tenha atraído atenção, a mobilização nas redes permaneceu concentrada entre perfis já engajados politicamente. A consultoria avaliou que o impacto do tema ainda não superou a bolha do bolsonarismo, mesmo com números relevantes. A expectativa é de crescimento no debate digital quando ocorrerem os votos dos ministros e a proximidade das manifestações previstas para o 7 de setembro.
As publicações sobre o julgamento somaram 10,7 milhões de interações. A maior parte das menções foi no X, com 1,74 milhão de posts. No Facebook, foram identificados 124 mil conteúdos abertos, além de 31,6 mil notícias, 7,8 mil mensagens no Reddit, 3,83 mil menções no YouTube e 660 postagens em páginas selecionadas do Instagram. O pico de publicações aconteceu às 15h, mas o horário com mais engajamento foi às 9h da manhã.

Segundo a Bites, hashtags bolsonaristas dominaram os Trending Topics ao longo do dia. Ao todo, foram 652 mil menções favoráveis ao ex-presidente, o que representa um terço do total. Já as críticas a Bolsonaro somaram 195 mil posts, em sua maioria de perfis identificados com a esquerda, vindos de 48,7 mil contas ativas no X.
O levantamento também comparou a repercussão com outros momentos-chave do processo. O volume de menções foi superior aos dias 19 de fevereiro, quando a Procuradoria-Geral da República apresentou a denúncia, e 25 de março, quando o julgamento teve início. Ainda assim, a repercussão não superou os episódios anteriores ligados a Bolsonaro e Moraes.
Além das redes sociais, o tema foi destaque nos mecanismos de busca. A consultoria registrou mais de 200 mil pesquisas no Google relacionadas ao julgamento, o que colocou o assunto como o mais procurado no Brasil ao longo do dia.