Julgamento sobre domicílio eleitoral de Moro é marcado

Atualizado em 3 de junho de 2022 às 20:09
Moro sentado
Ex-juiz Sergio Moro. Foto: Andre Coelho

O julgamento sobre o domicílio eleitoral de Sergio Moro já tem data para acontecer. O Tribunal Regional Eleitoral (TRE) agendou a análise do caso para a próxima terça (7). O PT protocolou uma ação contra o ex-juiz por conta da mudança de seu título eleitoral do Paraná para São Paulo.

Em maio, o procurador regional eleitoral substituto Paulo Taubemblatt afirmou que os requisitos para a transferência de domicílio eleitoral foram atendidas e “atestam permanência superior a três meses no local em questão”.

Moro apresentou à Justiça uma declaração emitida por um hotel atestando o uso de quartos e salas de reunião entre dezembro do ano passado e março desse ano. Também usou como prova um título de Cidadão Honorário de cidades paulistas e diploma do grau de Grã-Cruz da Ordem do Ipiranga. O ex-juiz ainda usou no processo um contrato de locação de imóvel na capital paulista, firmado por Rosângela Moro.

Em abril, ele disse ter “uma série de vínculos” com o estado. “Sou cidadão honorário de várias cidades aqui, da época da Lava Jato. Tenho homenagens, medalhas, Ordem do Ipiranga”, alegou à CNN Brasil. Também disse ter uma “relação próxima” com a população de São Paulo por ser de Maringá (PR): “Sou de Maringá, norte do Paraná, colonização paulista”.

O PT, no entanto, aponta na ação que o endereço apresentado por ele para comprovar um vínculo residencial “é um hotel, cuja atividade primordial é hospedagem transitória, sendo a residência uma exceção”. O partido também lembra que ele foi indicado vice-presidente de órgão de direção partidária  no Paraná dois meses antes de mudar seu domicílio eleitoral.

Clique aqui para se inscrever no curso do DCM em parceria com o Instituto Cultiva

Participe de nosso grupo no WhatsApp clicando neste link

Entre em nosso canal no Telegram, clique neste link