Justiça americana arquiva pedido de extradição do foragido Allan dos Santos, diz senador

Atualizado em 7 de março de 2024 às 21:18
O blogueiro bolsonarista Alan dos Santos, foragido nos EUA, teve seu processo de extradição arquivado. Reprodução

Durante seu discurso no plenário do Senado nesta quinta-feira (7), o senador Jorge Seif (PL-SC) anunciou que a Justiça dos Estados Unidos arquivou o pedido de prisão e extradição do blogueiro bolsonarista Allan dos Santos, solicitado pelas autoridades judiciais brasileiras.

O homem por trás do “Terça Livre” está sob investigação nos inquéritos das fake news e dos atos antidemocráticos pelo Supremo Tribunal Federal (STF), está em situação de foragido desde 2021, tendo se mudado para os Estados Unidos em 2020.

Conforme relatado pelo senador catarinense, a Justiça dos EUA arquivou o pedido de extradição do blogueiro porque, em sua visão, não houve a prática de crime, a não ser o que ele classifica como “crime de opinião”.

O senador destacou a questão, questionando a validade de um pedido de extradição de um jornalista com base em um suposto “crime de opinião”, que, segundo ele, não está previsto na Constituição brasileira.

Allan dos Santos, atualmente considerado foragido, enfrenta investigações nos inquéritos das fake news e dos atos antidemocráticos, nos quais são levantadas acusações relacionadas a ataques às instituições, tramitando no STF.

Em outubro de 2021, o ministro Alexandre de Moraes emitiu uma ordem de prisão contra o blogueiro, acompanhada da determinação para que o Ministério da Justiça, então liderado por Anderson Torres, iniciasse o processo de extradição. Contudo, o governo Bolsonaro não deu prosseguimento ao processo, levantando questionamentos sobre uma possível proteção ao aliado do presidente.

Apesar das decisões judiciais, Allan dos Santos permanece nos Estados Unidos, continuando a divulgar fake news e a incentivar atos antidemocráticos, delitos pelos quais está sob investigação.

Em novembro de 2022, o ministro Alexandre de Moraes determinou o cancelamento do passaporte do blogueiro, impedindo-o de deixar os EUA sem ser preso e restringindo sua capacidade de realizar cadastros ou conduzir burocracias.

Siga nossa nova conta no X, clique neste link

Participe de nosso canal no WhatsApp, clique neste link

Entre em nosso canal no Telegram, clique neste link