Justiça censura reportagens do DCM a pedido da deputada bolsonarista Júlia Zanatta

Atualizado em 16 de julho de 2023 às 12:29
Censura. Reprodução

O juiz Luiz Claudio Broering, do 1º Juizado Especial Cível da Comarca de Florianópolis, determinou a retirada de conteúdos publicados pelo DCM em reportagens envolvendo a deputada federal Júlia Zanatta (PL-SC).

A parlamentar ingressou com uma ação pleiteando a exclusão de trechos de duas matérias relativas a ela publicadas no site, bem como de uma live realizada na DCM TV, além de, adicionalmente, uma indenização financeira. As providências determinadas já foram tomadas.

Deputada Júlia Zanatta. (Foto: Reprodução)

“A importância do jornalismo como direito fundamental deve ser reconhecida, pois por meio desse ofício, direitos fundamentais como a livre manifestação de pensamento e o acesso à informação são garantidos”, escreveu o magistrado em sua decisão. “No entanto, abusos e excessos no exercício do direito de informação devem ser limitados quando contrariam o direito individual da pessoa, à imagem, à honra, à intimidade.”

Na defesa apresentada no processo, há a denúncia do lawfare cometido contra o DCM:

“Trata-se de patente caso de lawfare, o uso da ferramenta judiciária como estratégia antipolítica, com o objetivo de alcançar fins antidemocráticos no caso em comento, a censura!”

As matérias parcialmente censuradas podem ser lidas aqui e neste link.

A estratégia adotada pela parlamentar segue a cartilha da extrema-direita: sufocar a mídia progressista por meio de medidas que comprometam sua sobrevivência financeira.

O processo ainda não foi sentenciado na primeira instância.

Participe de nosso grupo no WhatsApp, clique neste link
Entre em nosso canal no Telegram, clique neste link