Justiça dá ordem de prisão domiciliar contra presidente da Colômbia

Atualizado em 4 de junho de 2022 às 21:15
Presidente da Colômbia, Iván Duque
Justiça mandou prender o presidente da Colômbia – Foto: Reprodução

A Justiça Regional da Colômbia determinou uma ordem de prisão domiciliar contra o presidente do país Iván Duque. A determinação aconteceu depois que ele descumpriu uma ordem da Suprema Corte, que mandou ele criar uma guarda para proteger um parque nacional.

Segundo a decisão publicada neste sábado (04), o presidente tá de ficar preso em sua casa por cinco dias. Juristas, porém, foram unânimes em dizer que não existe chance da ordem prosperar e que possivelmente a decisão deve ser revogada nas próximas horas.

O imbróglio começou quando a Suprema Corte que o governo tinha a obrigação de proteger o Parque Natural Nacional Los Nevados. Pela ordem do Supremo da Colômbia, Iván deveria ter criado uma tropa responsável por cuidar do parque, que recebe visitantes e alguns estavam roubando plantas e sequestrando animais que vivem na região.

A decisão ocorreu em novembro de 2020 e a Supremo deu um prazo de um ano para que o presidente colombiano cumprisse a decisão. O prazo venceu há oito meses e não houve nenhum movimento para obedecer a decisão. O Tribunal Regional questionou a presidência sobre em que pé estava o processo e o presidente respondeu que havia cumprido a ordem ao delegar uma divisão do exército, o que não foi considerado satisfatório. Além da prisão domiciliar de 5 dias, Iván foi multado em 15 salários mínimos.

Especialistas colombianos dizem que não existe chance da ordem ser cumprida, já que qualquer ordem contra o presidente precisa ser enviada ao Congresso, além disso apenas a Suprema Corte poderia determinar o fato.