
O presidente Lula afirmou neste domingo (23) que “todo mundo sabe o que Jair Bolsonaro fez” ao comentar a prisão preventiva do ex-presidente. A declaração foi dada a jornalistas após o encontro da Cúpula de Líderes do G20, realizado em Joanesburgo, na África do Sul. Lula ressaltou que não faz comentários sobre decisões da Suprema Corte, destacando que o processo seguiu o trâmite legal previsto.
Segundo o presidente, Bolsonaro teve direito à presunção de inocência durante todo o período de investigação. Lula mencionou que o caso envolveu cerca de dois anos e meio de apurações, delações e julgamento até a determinação final do Supremo Tribunal Federal. Ele afirmou que a decisão da Justiça está tomada e que deve ser cumprida:
“A primeira coisa é que eu não faço comentário sobre decisão da Suprema Corte. A Justiça tomou uma decisão. Ele foi julgado. Ele teve todo o direito à presunção de inocência. Foram praticamente dois anos e meio de investigação, de delação, de julgamento”, disse. “Então, a Justiça decidiu. Está decidido. Ele vai cumprir a pena que a Justiça determinou. E todo mundo sabe o que ele fez”.
"Não faço comentário sobre uma decisão da Suprema Corte", diz Lula ao ser questionado sobre prisão de Bolsonaro. "A Justiça decidiu, está decidido".
➡️ Assista à #GloboNews: https://t.co/yAMjf4cw3V pic.twitter.com/vMCp8J6T8K
— GloboNews (@GloboNews) November 23, 2025
Bolsonaro foi preso preventivamente neste sábado (22) pela Polícia Federal, por ordem do ministro Alexandre de Moraes, sob justificativa de risco de fuga e ameaça à ordem pública. O ex-presidente está recolhido na Superintendência Regional da Polícia Federal em Brasília, onde deve participar de audiência de custódia ainda neste domingo.
Durante a entrevista, Lula também comentou a fala do presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, que na véspera afirmou que a prisão de Bolsonaro era “uma pena”. Trump disse inicialmente que não tinha sido informado do caso antes de ser questionado.
Em resposta, Lula afirmou que o comentário do presidente americano “não tem nada a ver” com o processo brasileiro. Ele ressaltou que o Brasil é um país soberano e que as decisões judiciais cabem exclusivamente às instituições nacionais. Lula também disse que caso Bolsonaro não deve atrapalhar relação com os EUA.
O presidente concluiu dizendo que, no Brasil, a Justiça decide conforme as leis vigentes e que o que está determinado pelo STF deve ser integralmente cumprido: “Trump tem que saber que somos um país soberano, que a gente decide. E o que a gente decide aqui, está decidido”.