Justiça faz 444 audiências de custódia de golpistas presos em flagrante

Atualizado em 14 de janeiro de 2023 às 21:05
Golpistas invadem o Congresso Nacional em Brasília. Foto: Marcelo Camargo

Estavam previstas para este sábado (14) 444 audiências de custódia com suspeitos de envolvimento no ataque contra as instituições, em Brasília, no dia 08 de janeiro. Dessas, 285 serão realizadas pelo Ministério Público Federal e pela Justiça Federal e outras 159 pelo Ministério Público e o Tribunal de Justiça do Distrito Federal. A informação é do UOL.

O intuito da audiência de custódia é o preso ser ouvido pelo juiz, que tem o dever de avaliar eventuais ilegalidades na prisão. É nesta etapa que se decide sobre a manutenção ou não da prisão, já que a detenção pode ser substituída por medidas cautelares, como o uso de tornozeleira eletrônica.

Já foram realizadas 562 dessas audiências desde quarta-feira (11). A última das 204 conduzidas ontem foi concluída somente às 2h deste sábado. Até agora, são 132 pedidos de prisão preventiva, 64 casos em que foram adotadas medidas cautelares e dois pedidos de relaxamento de prisão. 24 audiências foram canceladas.

A audiência de custódia do ex-ministro Anderson Torres, preso hoje ao desembarcar no Aeroporto Internacional de Brasília, está sendo conduzida pelo desembargador Airton Vieira, juiz instrutor do ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal.

Participe de nosso grupo no WhatsApp, clique neste link
Entre em nosso canal no Telegram, clique neste link