Justiça britânica manda extraditar Assange para os EUA

Atualizado em 20 de abril de 2022 às 8:40
Julian Assange
Julian Assange

Nesta quarta-feira (20), a justiça do Reino Unido determinou formalmente a autorização para que ocorra a extradição do fundador do WikiLeaks, Julian Assange, aos Estados Unidos. Ele deverá ser julgado por espionagem por causa da publicação de documentos secretos.

A ordem será entregue para a ministra do Interior, Priti Patel, que terá a responsabilidade de dar o último posicionamento sobre a extradição. Os advogados de Assange podem recorrer até o dia 18 de maio.

Julian, de 50 anos, não quer ser extraditado para os Estados Unidos e busca de todas as formas evitar isso. O país governado por Jo Biden quer julgá-lo pela publicação de milhares de documentos secretos. Muitos mostraram os abusos feitos pelos militares americanos no Afeganistão e também no Iraque.

Se Assange for condenado nos Estados Unidos por espionagem, sua pena pode chegar a 175 anos de prisão.

O casamento de Assange

Em março deste ano, ele se casou com a advogada Stella Moris. A cerimônia ocorreu em uma penitenciária de segurança máxima no Reino Unido. O casal tem dois filhos.

“Não é um casamento na prisão, é uma declaração de amor e resistência apesar dos muros da prisão, apesar da perseguição política, apesar da detenção arbitrária, apesar do dano e assédio infligido a Julian e nossa família”, escreveu Moris para o jornal The Guardian.

Clique aqui para se inscrever no curso do DCM em parceria com o Instituto Cultiva

Participe de nosso grupo no WhatsApp clicando neste link

Entre em nosso canal no Telegram, clique neste link