Justiça manda Microsoft fornecer dados de quem divulgou fake news contra Marielle

Atualizado em 15 de janeiro de 2024 às 15:17
A vereadora Marielle Franco. Foto: Reprodução

A Justiça do Rio de Janeiro determinou que a Microsoft forneça todos os dados de pessoas que publicaram fake news sobre Marielle Franco após seu assassinato. A 15ª Vara Cível do Rio mandou que a empresa disponibilize dados pessoais e cadastrais de usuários que criaram ou compartilharam conteúdos falsos sobre o tema.

Na decisão, a Justiça ainda afirmou que a Microsoft pode ser alvo de busca  apreensão das informações em caso de descumprimento. A decisão é assinada pelo juiz Luiz Otavio Barion Heckmaier, que acatou pedido feito por Anielle Franco, ministra da Igualdade Racial e irmã de Marielle, e Mônica Benício, vereadora e companheira da ativista assassinada.

Segundo elas, a Microsoft já foi oficiada três vezes para apresentar os dados de quem compartilhou conteúdos falsos sobre Marielle e ainda resiste a cumprir a decisão, entregando as informações solicitadas.

O assassinato da vereadora ocorreu em março de 2018 e o episódio gerou uma onda de fake news nas redes sociais, principalmente entre perfis de extrema-direita.

Câmeras de segurança mostram possível perseguição ao carro onde estava Marielle Franco. Foto: Rprodução/TV Globo

A decisão para identificar os autores dos conteúdos falsos ocorre em meio ao avanço nas investigações sobre seu assassinato. Na semana passada, o diretor-geral da Polícia Federal, Andrei Rodrigues, afirmou que a apuração sobre o caso será concluída até março deste ano.

Ele disse ter “convicção” de que os nomes dos possíveis mandantes serão apresentados à Justiça Federal no primeiro trimestre de 2024. O crime era investigado inicialmente pela Polícia Civil e, em fevereiro de 2023, o ministro da Justiça, Flávio Dino, determinou a abertura de um inquérito pela PF para ampliar a colaboração nas investigações.

Participe de nosso canal no WhatsApp, clique neste link

Entre em nosso canal no Telegram, clique neste link