Justiça manda YouTube tirar do ar vídeo homofóbico contra padre Júlio Lancellotti

Atualizado em 9 de dezembro de 2023 às 13:38
Padre Júlio Lancellotti chora após atender morador de rua com sinais de hipotermia. Imagem: Reprodução.

A Justiça paulista ordenou na quinta-feira (7) que o YouTube remova um vídeo em que o padre Júlio Lancellotti é alvo de piadas sobre sua sexualidade por um humorista nas redes sociais. A decisão ainda pode ser objeto de recurso.

O YouTube foi notificado para remover o vídeo em até dez dias, sob pena de multa diária de R$ 1 mil por descumprimento.

Cassius Matheus dos Santos Soares, que mantém o perfil Ogro e Rústico em diversas plataformas online, acumula 50 mil inscritos no YouTube e 200 mil no Instagram.

A juíza Melissa Bertolucci, da 27ª Vara Cível do TJ-SP (Tribunal de Justiça de São Paulo), aceitou o argumento do advogado de Lancellotti, Nicholas Berro, de que Soares utilizava suas redes sociais para difamar grupos minoritários, especialmente a comunidade LGBTQIA+, em busca de notoriedade.

Cassius Matheus dos Santos Soares, dono do canal Ogro e Rústico

No vídeo em questão, Cassius insinuava que padre Júlio tinha “maneiras de viadinho”, além de usar palavras de baixo calão e ataques pessoais.

A juíza concordou que Soares excedeu os limites da liberdade de expressão, utilizando-se de ofensas gratuitas contra o padre, reconhecido pelo seu intenso trabalho social em São Paulo.

“O réu [Cassius] abusou do direito de expressar sua opinião livremente, pois o fez com ataques à honra objetiva e subjetiva do padre”, afirmou a magistrada em sua decisão.