Justiça manda soltar o “Rei do Lixo” e de empresário suspeito de desvio de verbas

Atualizado em 19 de dezembro de 2024 às 19:25
Empresário José Marcos de Moura, conhecido como “Rei do Lixo”. Foto: Reprodução

O Tribunal Regional Federal da 1ª Região (TRF) determinou nesta quinta-feira (19) a soltura dos empresários José Marcos Moura, conhecido como “Rei do Lixo”, e Alex Parente.

Ambos são investigados pela Polícia Federal (PF) por suspeita de envolvimento em um esquema de desvio de recursos federais, incluindo emendas parlamentares do Departamento Nacional de Obras Contra as Secas (Dnocs).

A desembargadora Daniele Maranhão, que autorizou a soltura de Moura, afirmou em sua decisão que “não se observa, nesse momento, risco específico à boa elucidação dos fatos investigados”.

“Com a realização das diligências, os principais elementos probatórios já estariam acautelados pela autoridade policial, e à disposição do Ministério Público Federal, de modo a diminuir consideravelmente o risco de eventual perda”, disse.

Alex Parente foi preso com uma mala com R$ 1,5 milhão em espécie em um jatinho que saía de Salvador com destino a Brasília. Segundo a PF, Alex é sócio de “diversas empresas usadas no esquema”.

Em depoimento, o empresário alegou que o dinheiro apreendido no jatinho era “proveniente de venda de alguns equipamentos pesados”.

Conheça as redes sociais do DCM:
⚪️ Facebook: https://www.facebook.com/diariodocentrodomundo
? Threads: https://www.threads.net/@dcm_on_line