Kakay: Derrota de Moro com o seu pacote anticrime foi acachapante

Atualizado em 2 de janeiro de 2020 às 21:32
Sérgio Moro. Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil

Publicado originalmente no Prerrô

Por Antônio Carlos de Almeida Castro Kakay

A derrota do ministro Moro com o seu pacote anticrime foi acachapante. O ministro teve o seu projeto, apresentado sem nenhuma discussão séria, quase completamente modificado. Todos os principais pontos foram modificados.

Na realidade, o projeto que foi apresentado e aprovado foi fruto do enorme esforço do Grupo de Trabalho criado pelo presidente da Câmara Rodrigo Maia. O GT ouviu a sociedade e especialistas e trabalhou também com o projeto antes apresentado pelo ministro Alexandre de Moraes. Mas, o que foi aprovado foi fruto deste debate coordenado pelo Grupo de Trabalho.

A estratégia do político Moro de dar a impressão que perdeu pouco, ou que foi vitorioso, foi desmascarada quando o próprio Presidente da República não vetou o Juiz de Garantia, cujo veto parecia questão de honra para o político Moro. Sempre afirmei que o setor de marketing da Operação Lava Jato é muito mais competente do que o setor jurídico da operação.

Como ex chefe da Força Tarefa da operação Lava Jato o atual ministro da justiça continua a investir em marketing. O ministro tem o apoio de sempre dos setores conhecidos e ele continua posando como se seu projeto tivesse sido vitorioso. Porém, para quem entende do assunto sabe que, felizmente, a realidade é outra. Ganhou a sociedade, o cidadão e o estado democrático de direito.