Kalil cresce 11 pontos em Minas, mas Zema ainda venceria no 1º turno, diz pesquisa

Atualizado em 19 de junho de 2022 às 13:19
Zema e Kalil pesquisa Minas Gerais
Alexandre Kalil e Romeu Zema estão nas primeiras posições em Minas

O prefeito de Belo Horizonte, Alexandre Kalil (PSD) cresceu 11 pontos percentuais na corrida eleitoral para o governo de Minas Gerais, no último levantamento divulgado neste domingo (19). Mesmo assim, seu principal adversário, Romeu Zema (Novo) ainda lidera com folga e com possibilidade de vencer no primeiro turno.

Os dados são do Instituto F5 e mostra Kalil com 28,4% das intenções de voto, um crescimento de 11% em relação ao mesmo levantamento feito anteriormente, quando o prefeito de BH tinha 17,4%. Já seu principal adversário, Zema segue estável com 45,7%, tendo caído apenas 1,1 pontos percentuais no mesmo período. Do partido do presidente Jair Bolsonaro (PL), Carlos Viana vem abaixo com 4,1%, à frente de Miguel Corrêa (PDT), que tem 1,8% e de Marcus Pestana (PSDB), com 1,5%. Vanessa Portugal, do PSTU, tem 1,3%, Renata Regina (PCB), está com 1,1% e Lorene Figueiredo (PSOL) tem 0,3%.

Levando em consideração apenas os votos válidos, Zema venceria no primeiro turno, segundo o Instituto F5. Ele tem 54,3% dos votos válidos, enquanto Kalil aparece com 33,8%. O crescimento de Kalil fez com que os índices de votos válidos de Zema recuasse, o que pode significar um indício de que haverá segundo turno no estado. Kalil é apoiado por Luiz Inácio Lula da Silva (PT), que lidera com folga no estado, segundo dados do mesmo Instituto.

Lula tem 43,6%, enquanto Bolsonaro aparece em segundo lugar com 31,5%. Ciro Gomes (PDT) tem 5,5% e André Janones (Avante), 3,8%. Simone Tebet (MDB), surge com 0,9%. Luciano Bivar (União Brasil), Felipe d’Avila (Novo), Vera Lúcia (PSTU) e Pablo Marçal (Pros) estão empatados na casa do 0,1%.

Nos votos válidos em MG, Lula tem 50,9%, o que daria a ele a vitória em primeiro turno num estado considerado chave para as eleições 2022.

Clique aqui para se inscrever no curso do DCM em parceria com o Instituto Cultiva

Participe de nosso grupo no WhatsApp clicando neste link

Entre em nosso canal no Telegram, clique neste link