Apoios colocam Covas, centrão e bolsonarismo de um lado e Boulos e progressistas do outro

Atualizado em 22 de novembro de 2020 às 0:08
Guilherme Boulos e Bruno Covas, um de cada lado

Se desenhar, não fica mais claro. Neste sábado, 21 de novembro de 2020, uma frente ampla progressista foi anunciada em torno da candidatura de Guilherme Boulos (PSOL) à prefeitura de São Paulo. O anúncio foi imediatamente sucedido por uma série de apoios e engajamentos à campanha de Bruno Covas (PSDB), estes protagonizados por notáveis figuras do bolsonarismo.

A campanha de Boulos publicou em suas redes um vídeo (veja abaixo) com declarações de apoio de quatro lideranças do campo progressista, cada uma representando um partido político: Luiz Inácio Lula da Silva (PT), Flávio Dino (PCdoB), Marina Silva (Rede) e Ciro Gomes (PDT).

A reunião dessas lideranças é um feito e tanto de Guilherme Boulos, e talvez tenha sido costurada, inclusive, nas conversas de que tanto se falou recentemente entre Lula e Ciro.

Também neste sábado, a deputada federal Tabata Amaral (PDT-SP), junto com Ciro mostrando a amplitude da frente que se forma, alcançando setores de centro, anunciou seu endosso ao candidato do PSOL, que a agradeceu nas redes.

Do outro lado, restou o PSDB de Bruno Covas, o Centrão, que invariavelmente acompanha as candidaturas tucanas em São Paulo e, agora, embarcando, o bolsonarismo e o bolsonarismo arrependido, este representado pela candidata derrotada e deputada federal Joice Hasselmann (PSL-SP).

Os políticos e agitadores das redes bolsonaristas não tinham ainda declarado apoio a qualquer um dos candidatos que concorrem no segundo turno, tendo se limitado, até então, a lamentar a derrota do “campo conservador” e de Celso Russomanno e a lançar desconfianças de fraude nas urnas eletrônicas.

Já não é assim. Agora, todo mundo tem lado e todo mundo sabe de qual lado todo mundo está e acompanhado de quem.