Kim Kardashian não quebrou a internet; apenas a entendeu melhor do que você

Publicado na info. O autor é Gabriel Garcia.

No mesmo dia que a humanidade pousou pela primeira vez em um cometa, o assunto mais comentado da internet foi uma bunda.

A socialite, personalidade da moda e das mídias sociais, aspirante a estilista, empresária, modelo, participante de reality show e atriz americana Kim Kardashian será a capa (dupla!) da edição de inverno da revista Paper, publicação de vanguarda da cidade de Nova York. Nas duas fotos, o derrière descomunal de Kim é o destaque. Em uma imagem, a modelo equilibra uma taça de champanhe no bumbum; na outra, a bunda está nua e besuntada em óleo.

Como está estampado na própria capa da publicação, a intenção da imagem era “quebrar a internet” (break the internet, em inglês): as pessoas falariam tanto da foto que a rede mundial de computadores, classificada por Barack Obama como “o instrumento democrático mais importante da história”, iria travar. Só que não travou. Mesmo Kim Kardashian reunindo elementos físicos e intelectuais para derrubar a rede mundial de computadores, como o fato de ser dona do bumbum mais famoso do mundo, aparecer na lista de celebridade mais odiadas da internet e destilar sua futilidade nas redes sociais.

O curioso é que isso acontece porque Kim quer. Ela calcula cada foto ou vídeo no qual aparece, de modo que façam o máximo de barulho possível na internet. Esta é a missão, visão e valor da marca Kim Kardashian. Uma marca estrategicamente controlada por sua dona e feita sob medida para 2015 d.C.

Vejamos: a Paper é uma revista americana moderninha, bíblia entre os descolados do mundo todo. O fotógrafo de sua bunda é Jean-Paul Goude, um dos mais respeitados profissionais do mundo da moda, responsável pela maioria das campanhas da Chanel. O verniz artístico não deixa de estar lá – não é possível dizer que a imagem é de mau gosto.

Mas, ao mesmo tempo, Kim constrói uma foto feita sob medida para a era dos memes e de uma internet que precisa comentar, debater e discutir qualquer assunto. É inclusive por causa disso que você está lendo este texto agora.

Mesmo que a internet possa odiar Kardashian (e sua família), ninguém pode deixar de reconhecê-la como especialista em marketing. Do contrário, como uma pessoa desconhecida pode ser, ao mesmo tempo, uma das pessoas mais conhecidas do mundo? Kim representa o fim da privacidade. No caso dela, vida pública e privada se misturam em uma só. Cada post de Instagram vira uma bomba em sites de fofocas e cada tuíte alavanca pageviews. Nesse escala, as nádegas de fora teriam potencial para fazer o mundo parar. Tudo parte de uma estratégia de marca criada por ela.

No caso atual da Paper, a estratégia deu certo novamente. Se você não fez uma paródia da foto, então deve ter visto alguma. Sites sérios debatem se a bunda de Kardashian foi objeto de intervenção cirúrgica ou se a foto foi manipulada em computador. Uma atriz de Glee perguntou se ela não pensava na filha dela ao aparecer assim em uma revista.

A foto no Instagram de Kim já teve meio milhão de likes desde que foi postada, no começo do dia. Neste ritmo, deve bater o recorde de likes em uma imagem na rede social, que pertence, veja só, a própria Kim Kardashian, feita durante seu casamento com Kanye West.

Todas as críticas, polêmicas e censuras apenas alimentam o fenômeno, até que ele perca espaço para o próximo meme que irá surgir nas próximas horas, fique tranquilo. Pois a internet é movida a ódio, críticas e comentários maldosos – não conseguimos falar mal do pouso de uma sonda espacial em um cometa, por isso preferimos não falar dele.

No fim do dia, ganha a Paper, que irá vender muito mais edições neste mês. E principalmente, ganha “Kim Kardashian”, tanto em sua versão mãe de família como em sua versão marqueteira. A Kim, dona de casa, deve estar rindo dos memes com sua filha no colo, terminando de beber a champanhe que abriu no ensaio fotográfico. A Kim, gerente de marketing, pensa em como renovar o contrato de seu programa de TV e em como aumentar o faturamento da marca de roupas, de perfume, de sapatos e do game para smartphones. Segundo uma consultoria, a socialite tem patrimônio estimado em 46 milhões de dólares.

“E ainda dizem que eu não tinha um talento… tente equilibrar uma taça de champanhe na sua bunda”, diz o tuíte de Kim com o link da capa da Paper. Não Kim, seu talento é muito maior do que esse. Você consegue entender algo que quase ninguém entende na internet: a própria internet.

Diario do Centro do Mundo

Disqus Comments Loading...
Share
Published by
Diario do Centro do Mundo

Recent Posts

Aniversário de 79 anos da morte de Mussolini tem homenagens facistas

O 79º aniversário da morte de Benito Mussolini e sua amante, Claretta Petacci, foi celebrado…

47 minutos ago

Quem é Andressa Mendonça, ex-mulher que ameaça ‘contar podres’ de senador bolsonarista

Andressa Mendonça, ex-mulher do senador Wilder Morais, ganhou destaque neste domingo (28) ao ameaçar expor…

1 hora ago

Ex-mulher de senador Wilder Morais ameaça contar podres se bolsonarista não abrir carteira

Ex-mulher do senador Wilder Morais (GO), Andressa Mendonça ameaçou expor os podres do bolsonarista caso…

3 horas ago

Madonna de cidadã honorária do Rio é o cúmulo da viralatice. Por Nathalí

Por Nathalí Dessa vez a síndrome de vira-lata foi longe demais: a câmara de vereadores…

3 horas ago

“Sou um adulto concorrendo contra um garoto de 6 anos”, diz Biden sobre Trump

O tradicional jantar anual da Associação de Correspondentes da Casa Branca se tornou palco para…

4 horas ago

Denúncia da PGR revela que bolsonaristas do 8/1 planejavam “tomada de poder”

Uma nova denúncia da Procuradoria-Geral da República (PGR) contra Shirley Faethe de Andrade, envolvida nos…

6 horas ago