Kits robótica: Gilmar Mendes anula todas as provas de investigação que cita Lira

Atualizado em 10 de agosto de 2023 às 19:28
Presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira (PP-AL). Foto: Reprodução

O ministro Gilmar Mendes, do Supremo Tribunal Federal (STF), anulou todas as provas da investigação da Polícia Federal sobre desvios na aquisição de kits robótica para prefeituras de Alagoas. O caso envolve o presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira (PP-AL). A informação é da coluna de Aguirre Talento no UOL.

O caso seria levado para julgamento no plenário virtual da Corte a partir desta sexta (11), por pedido do próprio magistrado, mas ele mudou de entendimento e resolveu tomar decisão individual de mérito para enterrar a investigação.

Ele atendeu a pedido da Procuradoria-Geral da República (PGR), que solicitou anulação das provas. Gilmar, no entanto, não determinou o trancamento do inquérito, como havia solicitado a defesa de Lira. O ministro diz que o trancamento da ação deve ser solicitado ao juiz de primeira instância do caso.

A decisão de Gilmar enterra uma possível investigação de Lira no caso. A Polícia Federal chegou a monitorar entregas de dinheiro vive para um ex-assessor seu, Luciano Cavalcante. Os advogados dos demais investigados no caso também vão pedir anulação das provas envolvendo seus clientes.

Segundo a defesa de Lira, o inquérito não poderia tramitar em primeira instância porque tinha o objetivo de investigá-lo. A PF não investigou o presidente da Câmara inicialmente, somente em junho, após o caso ser enviado ao Supremo e a corporação encontrar anotações de supostos pagamentos de despesas dele.

Participe de nosso grupo no WhatsApp, clique neste link

Entre em nosso canal no Telegram, clique neste link

Caique Lima
Caique Lima, 27. Jornalista do DCM desde 2019 e amante de futebol.