Laboratório da USP é alvo de assalto e vigilantes são mantidos reféns

Atualizado em 1 de janeiro de 2026 às 18:04
Instituto de Energia e Ambiente (IEE-USP). Foto: Divulgação

Quatro homens armados assaltaram um laboratório da Universidade de São Paulo na madrugada desta quinta-feira (1), no campus do Butantã, zona oeste da capital paulista. Durante a ação, dois vigilantes foram rendidos, feitos reféns e obrigados a auxiliar os criminosos no carregamento de materiais roubados. Com informações do Metrópoles.

Segundo o boletim de ocorrência, o crime aconteceu por volta da meia-noite, na Avenida Professor Luciano Gualberto, no prédio G do Instituto de Energia e Ambiente (IEE-USP). Os vigilantes realizavam ronda de rotina quando foram surpreendidos por dois assaltantes armados nas proximidades da guarita.

Sob ameaça constante, as vítimas foram levadas para a cozinha anexa à guarita e obrigadas a permanecer sentadas enquanto os criminosos mantinham o controle da situação. Pouco depois, outros dois suspeitos chegaram ao local em uma van, dando sequência à ação criminosa.

Os assaltantes conseguiram abrir uma porta de aço que dava acesso ao laboratório e passaram a recolher os materiais. Foram levadas oito bobinas de fios de cobre, cerca de 80 metros de cabos plásticos e os celulares pertencentes aos vigilantes.

Instituto de Energia e Ambiente (IEE-USP). Foto: Divulgação

Ainda de acordo com o registro policial, parte da área externa do laboratório estava sem fornecimento de energia elétrica desde aproximadamente 15h30, o que pode ter facilitado a movimentação dos criminosos durante a madrugada.

Após o roubo, os vigilantes foram levados até um banheiro localizado no segundo andar do prédio. No local, eles foram amarrados e amordaçados com fita adesiva antes da fuga dos assaltantes, que deixaram o campus em direção desconhecida.

Mesmo imobilizadas, as vítimas conseguiram se soltar algum tempo depois e acionaram a Polícia Militar, que realizou buscas na região, mas não localizou os suspeitos até o momento.

Guilherme Arandas
Guilherme Arandas, 27 anos, atua como redator no DCM desde 2023. É bacharel em Jornalismo e está cursando pós-graduação em Jornalismo Contemporâneo e Digital. Grande entusiasta de cultura pop, tem uma gata chamada Lilly e frequentemente está estressado pelo Corinthians.