Landim, Braz e Vítor Pereira: os derrotados sem escrúpulos do Flamengo. Por Luan Araújo

Atualizado em 8 de fevereiro de 2023 às 8:09
Marcos Braz, Vítor Pereira e Rodolfo Landim – Foto: MARCELO CORTES/FLAMENGO

O Flamengo foi eliminado do Mundial de Clubes da FIFA nesta terça (7), ao perder para os sauditas do Al-Hilal por 3 a 2, em partida disputada em Rabat, capital do Marrocos. A derrota do time rubro-negro pode ser vista de vários ângulos: como vexatória, pelo poderio financeiro do clube atualmente; preocupante para o futebol brasileiro e sul-americano, que não vê um título no torneio desde o Corinthians de 2012 e muitas outras coisas. Mas não podemos não falar de dois elementos que mereceram essa derrota: a arrogante e egoísta diretoria rubro-negra e o técnico português Vítor Pereira, que está no Brasil há menos de um ano e coleciona frases e atitudes, no mínimo, questionáveis.

Capitaneada pelos bolsonaristas assumidos Rodolfo Landim e Marcos Braz, a diretoria do Flamengo se acostumou nos últimos anos a passar por cima de qualquer coisa para ser absoluta no futebol brasileiro. Desde voltar a treinar escondido antes de todo mundo em pleno auge da pandemia, passando por forçar a volta do futebol no país enquanto milhares de pessoas morriam nos hospitais, por implodir os direitos de transmissão do campeonato estadual do Rio de Janeiro e também pelo modo predatório como parte para cima de times em situação financeira inferior.

Essa forma predatória de gerir o futebol do clube teve um bom exemplo no fim do ano passado, quando Braz e Landim resolveram dispensar o técnico Dorival Jr., campeão da Copa do Brasil e da Libertadores em 2022 para trazer Vítor Pereira, que havia acabado de deixar o comando do Corinthians alegando problemas de saúde de sua família que o obrigaria a voltar para Portugal.

E nisso, entra o português, que comandou o Corinthians durante nove meses em 2022 e que fez um trabalho, olhando em perspectiva, razoável no alvinegro. Vice-campeão da Copa do Brasil, perdendo a decisão para o Flamengo nos pênaltis, o treinador mostrou, no mínimo, não ser confiável ao, aparentemente, aceitar a proposta do Flamengo dias depois de falar que não podia ficar no Brasil para comandar o Corinthians. A diretoria do Flamengo resolveu aceitar essa empreitada, talvez, querendo mostrar que tinha muito mais poder que outro clube popular.

Mas só que o que começa errado, normalmente termina errado. Normalmente o futebol não é lá muito justo, mas a derrota do Flamengo para o time saudita foi emblemática. Castigou um time que terminou o ano bem, mas que resolveu ter um rompante de grandeza, foi dominado completamente pelo campeão asiático, que impediu um hipotético confronto dos rubro-negros com o Real Madrid na decisão. E castigou um treinador que não tem a menor noção e o maior respeito com as instituições do futebol brasileiro. E que como prêmio, perdeu dois títulos (o primeiro tinha sido a Supercopa do Brasil, para o Palmeiras) em 10 dias.

Num país que tenta se livrar das amarras do egoísmo e do bolsonarismo, derrotas de pessoas como Landim, Braz, e Vítor Pereira, que passam por cima de qualquer ética para vencer, até que são um fio de esperança.

Participe de nosso grupo no WhatsApp, clique neste link

Entre em nosso canal no Telegram, clique neste link