New York Times confirma existência do famoso laptop de Hunter Biden

Atualizado em 21 de março de 2022 às 13:02
Hunter Biden e Joe Biden
Hunter Biden ao lado de seu pai, Joe Biden, durante um evento em 12 de abril de 2016 em Washington, D.C.
Foto: WFP

Na última quarta-feira (16), o New York Times publicou um relatório sobre a investigação federal que apura os registros fiscais de Hunter Biden, filho mais velho do presidente americano Joe Biden. A reportagem confirmou a existência do famoso laptop do primogênito.

Em outubro de 2020, o The Post informou com excluisividade sobre o conteúdo do computador de Hunter Biden. Em abril de 2019, o aparelho foi abandonado por ele em uma oficina no estado de Delaware.

O disco rígido do laptop continha uma coleção de e-mails, mensagens de texto, fotos e documentos financeiros entre Hunter, sua família e parceiros de negócios. O conteúdo detalha como o filho do presidente usou sua influência política em seus negócios no exterior.

LEIA MAIS:

1 – Biden e autoridades dos EUA são proibidos de entrar na Rússia

2 – Biden: EUA enviaram mais de 12 mil soldados até fronteira da Rússia para ‘defender a OTAN’

3 – Sanção: Biden proíbe empresas americanas de comprar petróleo da Rússia

Laptop de Hunter Biden foi entregue ao FBI

O dono da oficina denunciou o laptop ao FBI, que apreendeu o dispositivo e seu disco rígido. Como parte da investigação contra Hunter Biden, segundo o Times, promotores federais analisaram e-mails entre ele e seus ex-colegas de negócios que foram recuperados do aparelho.

Parte da correspondência examinada foi entre Hunter Biden e Devon Archer. Eles trabalharam juntos no conselho da empresa de energia ucraniana Burisma, de acordo com o relatório.

Archer, que foi condenado no mês passado em um caso de fraude não relacionado, “cooperou completamente” com agentes federais em sua investigação sobre Hunter Biden, segundo o The Post.

Os e-mails entre Hunter Biden e Devon Archer

De acordo com o Times, os e-mails entre Hunter Biden, Archer e outros sobre suas atividades comerciais internacionais vieram de arquivos que a publicação obteve por meio de um “laptop abandonado por Biden em uma oficina de Delaware”. Pessoas familiarizadas com os e-mails e a investigação confirmaram sua autenticidade ao Times.

A confirmação sobre a existência do laptop foi incluída no relatório do Times que também revelou como Hunter Biden pagou uma dívida fiscal de mais de US$ 1 milhão. O valor foi pago um ano depois dele anunciar que estava sob investigação por fraudar declarações de imposto de renda.

Hunter Biden está sendo investigado por não pagar impostos desde que seu pai era vice-presidente. O inquérito se ampliou em 2018 para investigar como seus negócios internacionais se cruzaram com a carreira política do agora presidente Joe Biden.

Publicado originalmente no New York Post

Participe de nosso grupo no WhatsApp clicando neste link

Entre em nosso canal no Telegram, clique neste link