Lava Jato, senador cassado e Eike Batista: os advogados de Bolsonaro e seus aliados

Atualizado em 25 de março de 2025 às 23:26
O advogado do ex-presidente Jair Bolsonaro, Celso Sanchez Vilardi. Foto: Reprodução

A Primeira Turma do Supremo Tribunal Federal (STF) começou a analisar nesta terça-feira (25) se vai receber a denúncia da Procuradoria-Geral da República (PGR) contra o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) e sete aliados por tentativa de golpe em 2022.

A sessão começou com a leitura do relatório do ministro Alexandre de Moraes, relator do caso, e com o posicionamento da PGR. Em seguida, os advogados dos acusados foram ouvidos pelo plenário.

Demóstenes Torres, ex-senador cassado e advogado do ex-comandante da Marinha Almir Garnier. Foto: Gustavo Moreno/STF

Demóstenes Torres, advogado do ex-comandante da Marinha Almir Garnier, é procurador aposentado do Ministério Público de Goiás (MPGO) e ficou conhecido ao se tornar senador em 2003.

Em 2007, ganhou o título de “mosqueteiro da ética” pela revista Veja após ganhar notoriedade pelo discurso de moralizador da política.

Demóstenes teve o mandato de senador cassado em 2012, após ser acusado de beneficiar o bicheiro Carlinhos Cachoeira, acusado de liderar um esquema de corrupção e exploração de jogos ilegais. Segundo a PGR, Demóstenes teria recebido R$ 3,1 milhões de Cachoeira.

O ex-presidente Jair Bolsonaro com o advogado Celso Sanchez Vilardi durante julgamento na Primeira Turma do Supremo Tribunal Federal (STF). Foto: Gustavo Moreno/STF

Advogado de Jair Bolsonaro (PL), Celso Sanchez Vilardi coordena a equipe jurídica do ex-presidente desde janeiro. O advogado atuou nas defesas de empresários investigados em operações como Lava Jato e Castelo de Areia.

Vilardi também já defendeu o empresário Eike Batista e Delúbio Soares, ex-tesoureiro do PT, no caso da Ação Penal 470 (popularmente conhecida como “mensalão”).

José Luis Oliveira Lima, o advogado do ex-ministro e general Walter Braga Netto. Foto: Gustavo Moreno/STF

José Luis Oliveira Lima, conhecido como Juca, é advogado do ex-ministro e general Walter Braga Netto. Ele defendeu o ex-ministro José Dirceu no caso do mensalão.

O advogado assumiu a defesa de Braga Netto em dezembro de 2024, após o aliado de Bolsonaro ser preso por suspeita de tentar obstruir as investigações sobre a trama de golpe.

Eumar Roberto Novacki, advogado de Anderson Torres. Foto: Gustavo Moreno/STF

Eumar Novacki, ex-secretário da Casa Civil do governador do Distrito Federal, Ibaneis Rocha (MDB), é advogado de Anderson Torres. O ex-ministro da Justiça do governo Bolsonaro era secretário de Segurança Pública do DF durante os atos golpistas de 8 de janeiro de 2023.

Novacki também atuou como secretário-executivo no Ministério da Agricultura durante o governo Michel Temer (MDB).

Paulo Renato Garcia Cintra Pinto, advogado do deputado federal Alexandre Ramagem. Foto: Antonio Augusto/STF

Paulo Renato Garcia Cintra Pinto defende o deputado federal Alexandre Ramagem (PL-RJ), ex-diretor-geral da Agência Brasileira de Inteligência (Abin). Pinto foi advogado do partido originado da fusão entre PTB e Patriota, o PRD (Partido da Renovação Democrática), criado no ano passado.

Além disso, Pinto atuou na Assessoria Jurídica Eleitoral do Ministério Público Federal. O advogado criminalista se notabilizou por atuar nas campanhas eleitorais do PT.

Andrew Fernandes Farias, advogado do ex-ministro da Defesa e general Paulo Sérgio Nogueira. Foto: Gustavo Moreno/STF

Andrew Fernandes Farias defende o ex-ministro da Defesa e general Paulo Sérgio Nogueira. Especialista em Direito Militar, Farias foi presidente da Comissão de Direito Militar da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) do Distrito Federal.

Conheça as redes sociais do DCM:
⚪️ Facebook: https://www.facebook.com/diariodocentrodomundo
? Threads: https://www.threads.net/@dcm_on_line