
Sergey Lavrov, ministro dos Negócios Estrangeiros da Rússia, reuniu-se nesta segunda-feira (17) com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva e convidou o Brasil para participar de um fórum econômico que ocorrerá em São Petersburgo.
“O presidente recebeu o ministro Lavrov para uma visita de cortesia. O ministro Lavrov foi portador de uma carta de Putin para Lula ir à Rússia para o fórum econômico de São Petersburgo”, disse o chanceler Mauro Vieira .
O governo brasileiro, entretanto, ainda não confirmou a presença no fórum, que acontecerá no próximo mês de junho.
Vieira também falou aos jornalistas que não concorda com a crítica dos americanos à política externa brasileira, que disseram que o Brasil repete as propagandas russa e chinesa sobre o conflito na Ucrânia.
Na recente viagem de Lula à China e aos Emirados Árabes Unidos, o brasileiro disse que os Estados Unidos e a Europa estimulam a guerra ao fornecer armas aos ucranianos.

Ao falar com os jornalistas o chanceler disse que não sabia do que se tratava a crítica americana:
“Eu não posso dizer nada, porque não ouvi e não sei do que se trata”, disse Vieira. “Eu só posso dizer que o Brasil e a Rússia completam este ano 195 anos de relações diplomáticas com embaixadores residentes. Enfim, são dois países que têm uma história em comum”.
Informado do teor da reprimenda americana, ele respondeu:
“Não. De forma alguma eu concordo. De forma alguma. Não sei como ou por que ele chegou a essa conclusão. Mas não concordo de forma alguma”
Pouco antes, Lavrov havia se reunido com o Vieira no Itamaraty. Em declaração à imprensa, o russo disse que Brasil e Rússia têm visões “similares”.