LeBron James é melhor que Michael Jordan?

LeBron James: o melhor da atualidade ganhou o jogo de ontem

A pergunta aparece em todos os esportes. Messi é melhor que Pelé? Schumacher foi melhor que Senna? Federer é melhor que Sampras?

Não é mais do que uma pergunta provocada por mentes curiosas. Um exercício de imaginação em que se coloca os melhores de um certo esporte no mesmo palco para fantasiar. É um desejo de ver os melhores jogando juntos, ainda que em pensamento. Nada mais.

Na minha imaginação, tenho visto LeBron James contra Michael Jordan. As finais da NBA me tem estimulado a fantasiar esse duelo.

No jogo de ontem, LeBron não chegou aos 44 pontos do primeiro jogo das finais, mas desta vez, com uma postura mais estratégica, levou o time à vitória.

Isso não chega a ser assim tão especial. Muitos jogadores já lideraram times vencedores de jogos de playoffs na NBA. Mas eu não me lembro de ver uma estrela tão solitária num time.

Se LeBron é o número um do time, o número dois é Kyrie Irving. Ou era. No final do último jogo, Irving se machucou e vai ficar 4 meses sem jogar. Kevin Love, o número três, também está fora desde o começo dos playoffs.

Ontem, LeBron jogou sozinho. Com a ajuda de um bom time com destaque ao então desacreditado Matthew Dellavedova, é verdade, mas ninguém acredita que esse time chegaria onde chegou sem LeBron.

Lebron fez 39 dos 95 pontos do time. Isso significa mais de 1 terço. Fez 16 rebotes e 11 assistências.

Ao contrário de LeBron, Stephen Curry encolheu no jogo. A estrela do Golden State Warriors sentiu o peso de sua primeira final e mesmo tendo sido o MVP da temporada regular, não conseguiu ser o líder que LeBron foi. Como líder, aliás, foi ridículo. Como jogador, mediano.

LeBron é um jogador de outra natureza e de outra grandeza. Não há dúvidas que é o maior da atualidade. É o melhor há uns bons anos. Mas ele poderia fazer frente a Michael Jordan?

Michael Jordan: o inconteste maior da história

A verdade é que vários jogadores poderiam fazer frente a Michael Jordan. Magic Johnson, Larry Bird, Hakeem Olajuon, Wilt Chamberlain, Kareen Abdul-Jabbar, Bill Russell, Tim Duncan, Kobe Briant. Nosso Oscar, no auge, poderia ter jogado em alto nível contra Jordan.

Todos eles poderiam fazer grandes jogos contra Jordan. Todos poderiam ganhar de Jordan em uma ou outra ocasião, ou em diversas delas. Mas não há como disputar com Jordan quem é o melhor da história.

O caso de Jordan é diferente de Pelé por exemplo. As opiniões são divididas quando discute-se Pelé, Maradona, Messi. Jordan é absoluto. Os maiores especialistas, os melhores jornalistas, os melhores jogadores, quase todos apontam Jordan como o maior da história.

Jordan era um pintor e tê-lo visto jogar foi um privilégio. Hoje, temos LeBron. Quase escrevi “é o que tem”, mas não teria sido justo. LeBron merece reverência.

Como seria um jogo entre eles? Na minha fantasia é o maior jogo da história. Maior ainda que Jordan versus Magic Johnson.

Jordan é mais habilidoso e mais ágil. LeBron é mais forte e mais alto. LeBron, como Johnson, é grande porém não é lento. Ambos teriam mais força no ataque do que na defesa, muito embora ambos fosse famosos também como os melhores defensores de seu tempo.

LeBron ganharia na força. Jordan na elasticidade. Pularia mais alto, mesmo sendo mais baixo (algo que ele fez em diversas ocasiões contra os maiores pivôs da historia).

Na minha cabeça, Jordan ganha. É mais completo. É mais agressivo.

Mas que jogo.

Sinclair Menezes

Franco-brasileiro, Sinclair é jornalista esportivo há 15 anos.

Disqus Comments Loading...
Share
Published by
Sinclair Menezes

Recent Posts

Gleisi detona críticas de ex-presidentes do BC: ‘Entregaram dívida em 57,4% do PIB, Lula baixou para 37,1%’

A presidente nacional do PT, Gleisi Hoffman, rebateu neste sábado (18) as críticas feitas por…

9 horas ago

Ataque do PCC coloca agentes penais em alerta máximo em Rondônia

Uma tentativa de atentado a tiros contra um policial penal federal que trabalha na Penitenciária…

10 horas ago

RS: veja onde pedir 2ª via de certidões perdidas nas enchentes

As vítimas das enchentes no Rio Grande do Sul já podem pedir a segunda via…

10 horas ago

Enchentes no Rio Grande do Sul somam 155 mortos e 94 desaparecidos

As fortes chuvas que atingiram o Rio Grande do Sul causaram ao menos 155 mortes,…

11 horas ago

Sabadão no DCM: Lula intensifica ações no RS e Leite vê governo paralelo

AO VIVO. Leandro Fortes e Pedro Zambarda fazem o giro de notícias. Entrevista com as…

11 horas ago

Anac libera Base Aérea de Canoas para voos comerciais

A Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) liberou na sexta-feira (17) a operação de voos…

12 horas ago