Lei que prevê correção anual de repasses ao SUS é sancionada por Lula

Atualizado em 16 de janeiro de 2024 às 13:57
O presidente Lula. Foto: Ricardo Stuckert/PR

O presidente Lula sancionou uma lei que prevê a correção anual da tabela de serviços do SUS (Sistema Único de Saúde) nesta terça (16). O texto prevê que o governo estabeleça um índice para corrigir valores repassados para entes federais e para instituições de saúde em dezembro de cada ano.

O petista sancionou a lei durante audiência fechada no Palácio do Planalto, que contou com a presença do vice-presidente Geraldo Alckmin (PSB); do secretário-executivo do Ministério da Saúde, Swedenberger do Nascimento Barbosa; parlamentares; representantes do setor de saúde; e dos ministros Paulo Pimenta (Secom) e Alexandre Padilha (Relações Institucionais).

O projeto altera a Lei Orgânica da Saúde, de 1990, e determina que as remunerações dos serviços de saúde devem vigorar nos 12 meses seguintes ao reajuste. A lei aponta que os valores devem “ser suficientes para o pagamento dos custos, a garantia da qualidade do atendimento e a manutenção do equilíbrio econômico-financeiro”.

“O Ministério da Saúde está responsável para, no mês de dezembro de cada ano, poder fazer essa revisão e colocar esse reajuste em ação. Isso é algo muito importante, especialmente para o segmento das entidades filantrópicas, dos hospitais, das Santas Casas, que representa um segmento importantíssimo de assistência no Sistema Único de Saúde”, diz o secretário-executivo, que atua como ministro substituto no momento.

Lei prevê correção anual de repasses ao SUS em dezembro. Foto: Agência Brasil

O projeto de lei original previa um reajuste anual com base no índice de inflação do IPCA (Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo), mas a menção foi retirada e o texto sancionado não estabelece qual o critério de alteração no valor.

O governo alega que a manutenção do reajuste com base no IPCA poderia desrespeitar a Lei de Responsabilidade Fiscal. O Palácio do Planalto garante, no entanto, que a mudança anual vai seguir a proporção do reajuste no Orçamento da Saúde.

Participe de nosso canal no WhatsApp, clique neste link

Entre em nosso canal no Telegram, clique neste link

Caique Lima
Caique Lima, 27. Jornalista do DCM desde 2019 e amante de futebol.