Leia o mandado de prisão do ex-ministro Milton Ribeiro

Atualizado em 22 de junho de 2022 às 10:39
Ex-ministro da Educação Milton Ribeiro é preso: o mandato de prisão aponta corrupção passiva
Milton Ribeiro
Foto: Cristiano Mariz

Na manhã desta quarta-feira (22), o pastor e ex-ministro da Educação Milton Ribeiro na investigação Acesso Pago. A ação apura o esquema de corrupção de recursos do FNDE (Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação) do MEC, que envolve os pastores lobistas Arilton Moura e Gilmar Santos na gestão do ministro. Ele foi preso em sua casa na cidade de Santos, no litoral paulista.

O ex-ministro irá passar por audiência de custódia presencial na próxima quinta-feira (23), às 14h, na 15ª Vara Criminal da Justiça Federal. Segundo o Juiz Renato Borelli, Milton é acusado de crimes de corrupção passiva, prevaricação, advocacia administrativa e tráfico de influência.

Milton Ribeiro foi acusado de operar um balcão de negócios no Ministério da Educação e na liberação de verbas do FNDE. Anteriormente, ele já afirmou em um áudio que a prioridade das prefeituras de amigos foi pedida pelo próprio presidente Jair Bolsonaro. De acordo com a Policia Federal, por meio de depoimentos e de um relatório da CGU (Controladoria-Geral da União) foi possível mapear indícios de crimes na liberação de verbas do fundo.

Os pastores são os alvos principais do escândalo, eles negociaram com prefeitos a liberação de recursos federais mesmo sem ter cargo no governo. Prefeitos relataram pedidos de propina, até em ouro.

Leia o mandado:

Mandato de prisão do ex-ministro
Foto: Reprodução

Clique aqui para se inscrever no curso do DCM em parceria com o Instituto Cultiva

Participe de nosso grupo no WhatsApp clicando neste link

Entre em nosso canal no Telegram, clique neste link