Leite embarca em bloco Sul-Sudeste contra Norte-Nordeste lançado por Zema

Atualizado em 6 de agosto de 2023 às 14:38
Governador do Rio Grande do Sul, Eduardo Leite (PSDB) achou boa ideia frente Sul-Sudeste contra Norte-Nordeste. (Imagem: Reprodução)

O governador de Minas Gerais, Romeu Zema (Novo), anunciou em entrevista ao Estadão a criação de uma frente para o “protagonismo” das regiões Sul e Sudeste. Essa declaração gerou divisão entre os gestores estaduais do Norte e Nordeste e seus colegas das outras regiões. O nome do governador mineiro foi o tema de política mais comentado no país no Twitter.

Em resposta ao anúncio de Zema, o governador do Rio Grande do Sul, Eduardo Leite (PSDB), defendeu a iniciativa e afirmou que o objetivo do grupo é buscar mais equilíbrio na reforma tributária e não discriminar nenhuma região. Ele ressaltou que a união dos Estados do Norte e Nordeste em torno de suas pautas inspirou os governadores do Sul e Sudeste a fazer o mesmo, unindo-se em torno de questões comuns e importantes para essas regiões.

“Nunca achamos que os Estados do Norte e Nordeste haviam se unido contra os demais Estados. Ao contrário: a união deles em torno de pautas de seus interesses serviu de inspiração para que, finalmente, possamos fazer o mesmo, nos unirmos em torno do que é pauta comum e importante aos estados do Sul e Sudeste”, disse o governador gaúcho à reportagem.

Zema destacou que os governadores do Sul e do Sudeste querem maior protagonismo político e econômico e vão atuar em conjunto para evitar perdas econômicas em relação às outras regiões. Além disso, o governador de Minas estimulou o lançamento de um candidato de direita do grupo à Presidência nas eleições de 2026.

A disputa em torno da reforma tributária foi apontada como o pano de fundo para as divergências entre as regiões. Governadores do Norte, Nordeste e Centro-Oeste, com maioria no Senado, sentiram-se prejudicados com o texto aprovado pelos deputados federais, onde Sul e Sudeste têm maioria.

A declaração de Zema, comparando o processo a “dar um tratamento bom para as vaquinhas que produzem pouco e deixar de lado as que estão produzindo muito”, causou incômodo entre as lideranças do Nordeste e indignação em amplos setores da sociedade, em todas as regiões.

Participe de nosso grupo no WhatsApp, clicando neste link

Entre em nosso canal no Telegram, clique neste link